segunda-feira, 31 de março de 2014

Os Donos de Long Beach


QUEM MAIS VENCEU EM LONG BEACH? - Sabemos que, antes da Indy/CART encaixar a etapa na beira da praia no seu calendário, a F1 - razão fundamental para o nascimento desse circuito de rua - correu 8 vezes na pista de Long Beach. O piloto suíço Clay Regazzoni no ano de 1976 venceu a primeira corrida da história dessa pista. Os demais vencedores pela Fórmula 1 foram, na ordem: Mario Andretti em 1977; Carlos Reutemann em 1978; Gilles Villeneuve em 1979; Nelson Piquet em 1980; Alan Jones em 1981; Nikki Lauda em 1982, John Watson em 1983.

F1 em Long Beach, 1979

Como sempre acontece com as corridas da F1 nos Estados Unidos, essa também teve prazo de validade, e quando esse prazo venceu (mesmo as arquibancadas sempre lotadas como os queridos leitores deste blog podem ver na imagem postada logo acima) a corrida passou a ser sancionada pela categoria americana de monopostos que corre em ovais. De 1984 até 2013 foram 30 edições sancionadas pela CART/CHAMP CAR e, atualmente, pela Indycar (conhecida até 2009 como "IRL" ou Indy Race League), sendo Al Unser Junior o maior campeão da "Praia Grande" americana até hoje, somando eventos da F1 e da Indy. Paul Tracy foi quem mais perto chegou de quebrar o reinado do herdeiro da família Unser. Confira a seguir os vencedores de todas as etapas de carros de Indy em Long Beach que foram sancionadas ou pela CART ou pela IRL. 








Long Beach será a próxima etapa do calendário 2014 da Indycar Series, dia 13 de Abril. Conseguirá Power entrar na galeria dos tricampeões da pista ou será mais fácil Bourdais buscar sua quarta vitória e se igualar a Mario e a Tracy? Essa corrida promete muitas emoções!


NOS TEMPOS DA CART - Melhores momentos de Juan Pablo na sua meteórica carreira na Indy/CART

MONSTROYA - Manobras espetaculares, tretas dentro e fora da pista com Michael Andretti, momentos incríveis que este colombiano proporcionou há uma porrada de anos atrás. Vale a pena perder 48 minutos da sua vida vendo essa pérola editada por um fã do piloto. 

Psico-Power: o Rei Maluco das pistas de ruas



PODEROSO WILL - Com a vitória de ontem em St. Petersburg o australiano Will Power chegou a décima segunda vitória nas pistas de rua em sua carreira de 9 anos no automobilismo americano. Power ainda conquistou nesse tipo de traçado sete TOP 5. 

E uma das pistas de rua preferida no gosto de Will é justamente Long Beach, a próxima etapa do campeonato de 2014. Até hoje ele participou de 8 edições do Grande Prêmio de Long Beach e conquistou ali: 

- um nono lugar em 2006 com a equipe Walker, usando o chassi Lola e motor Ford; 
- em 2007 foi terceiro colocado usando um Panoz/Cosworth;
- em 2008 venceu pela primeira vez na famosa pista, no evento fúnebre da então moribunda Champ Car. Usou para tal feito o mesmo carro de 2007;
- em 2009 Power inicia a saga defendendo a equipe Penske e logo na segunda corrida com o time de Roger alcança o segundo posto na Praia Grande. Usava então chassi Dallara e motor Honda;
- em 2010 o australiano novamente consegue o pódio, agora em terceiro lugar;
- em 2011 veio uma fraca participação de Power em Long Beach, o australiano chega apenas no décimo posto;
- em 2012 a terceira vitória do piloto da Penske é anotada nas páginas de seu currículo;
- em 2013 o pior resultado: décimo sexto lugar. 


Apesar dos três vices (2010, 2011 e 2012), Will Power tem a capacidade extraordinária de, invariavelmente, estar disputando vitórias e poles em qualquer uma das pistas mistas/rua do calendário. No geral, computando toda sua carreira nos monopostos americanos, Will soma 32 poles e 22 vitórias, e faz isso com uma idade bem inferior que a de seus concorrentes. O título em sua carreira é questão de tempo, ainda mais se conseguir correr bem em pistas ovais. Ter vencido as 500 Milhas de Fontana, uma das melhores corridas ovais dos últimos 15 anos, evidencia a capacidade de evolução que possui o australiano. Power ainda tem no currículo 55 vezes no TOP 5, além de 76 vezes no TOP 10, entre 2005 e 2014. De fato são números expressivos e dignos de um grande piloto, fosse qualquer categoria que ele corresse.

Panorâmica da carreira do Poderoso Will

Ontem em St. Pete


      

domingo, 30 de março de 2014

Penske começa o ano afiada com a sua dupla de 'malucos' Helio & Power


UMA DUPLA QUE PROMETE! - A corrida de St. Pete foi de alto nível e competitiva, com apenas duas bandeiras amarelas durante 110 voltas e pilotos sendo exigidos ao máximo na parte física. As primeiras 31 voltas tivemos um piloto dominante: Takuma Sato. Na parte do fundão o destaque depois da largada foi totalmente para Graham Rahal que largou em 21º e antes do fim da primeira volta estava ocupando o 11º posto. 

Mas quando Will Power assumiu a liderança na volta 58, tirando ela novamente de Sato, ninguém mais incomodou o australiano. Caçador depois da corrida disse que não tinha carro para chegar e passar Power, apesar da excelente corrida que o time da Andretti proporcionou a ele. Atrás do DW12 amarelo veio Helio, que fechou o pódio na terceira posição e deixou uma boa impressão do time da Penske para 2014. A dobradinha não aconteceu por uma bobeada do brasileiro na última relargada após o acidente de Jack Hawk com Marco Andretti. Montoya foi apenas discreto fechando numa singela 15º.

O último ganhador do GP de St. Pete, James Hinchcliffe, lutou muito contra as adversidades para fechar em 19º. Já Takuma Sato, que foi pole esse ano, terminou em 7º depois de liderar 33 voltas. Outro de time nanico que se destacou foi Simon Pagenaud, com o Smurf-Car, que como quem não quer nada se intrometeu ali no TOP 5 e arrancou Tony Kanaan da gloriosa zona dos cinco melhores da corrida.

Ainda é o começo da temporada, muitos quilômetros ainda vão rolar, foi só a primeira corrida, mas dá para ter certeza de que o time Penske vem para esse ano com o intuito de limpar sua fama de Vice-da-Gama e a Ganassi permanece fria como víboras só esperando o desenrolar do certame. Dixon foi quarto e TK sexto, ambos ainda tem muito a crescer, principalmente o baiano.



Zach Veach fatura a primeira corrida da Indy Lights


TRIUNFO DO NANICO! - E não é que um dos queridos da Andretti faturou a primeira etapa do Campeonato 2014 da Indy Lights? Zach Veach fez a pole no sábado e de ponta a ponta dominou a corrida neste domingo, sem dar muitas chances para o rival Gabby Chaves que foi o segundo. Ambos abriram uma larga vantagem para o terceiro colocado e para todo pelotão restante que vinha logo atrás e que duelou pelas demais posições até o fim. O brasileiro Luiz Razia conseguiu marcar o seu primeiro TOP 5 em sua primeira corrida. Bom resultado já que não conhecia a pista. O resultado final foi esse:
 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça St. Pete com Simon Pagenaud


RONCO ALTO DO V6 TURBO DA HONDA! - Outra onboard fantástica com Simon, espero mais e mais dessas câmeras, são espetaculares e dão a possibilidade para analisar o quanto as pistas da Indy de rua são complexas e estreitas. Grande vídeo, ótimo piloto!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Um sorriso que significa "Eu voltei, aqui é o meu lugar!"


TRISTE O GAROTO? - Parece que o canadense retornou às raízes automobilísticas, algo que curtiu fazer por uma década e uns quebrados: correr em carros de monopostos. Teve aventuras na NASCAR e outras categorias, mas o seu lugar é aí, ele sabe disso. Espero que curta tanto o passeio e corra também a rodada dupla em Toronto ao lado do grande Prefeito de Hinchtown. O Canadá agradece!





Fotos de Chris Jones IMS — em Schmidt Peterson Motorsports.

O Brasil na Indy em 2014


OITO BRASILEIROS! - Esse é o número de brasileiros distribuídos pelo Road To Indy + a Indy propriamente dita. Dessa forma, o Brasil terá representantes nas quatro "divisões" da Indy. Conheça melhor o rosto de cada um dos nossos compatriotas para essa temporada agora:

USF2000





PRO MAZDA


INDY LIGHTS


INDYCAR SERIES


quinta-feira, 20 de março de 2014

V6 da Indy contra o V6 da F1: qual tem o som melhor?


QUAL VOCÊ PREFERE OUVIR? - Vídeo com imagens e sons dos carros da Indy e da F1 atuando nos testes do começo desse ano. Qual V6 você prefere?

quarta-feira, 19 de março de 2014

Pequeno Coração de Leão começa a carreira no automobilismo




O CICLO RECOMEÇA - Inesquecível foi a vitória e a morte de Dan. Aquela 500 Milhas cinematográfica que ele venceu liderando apenas 100 metros jamais deixará de ser assunto para todos que amam Indianapolis e suas dezenas de histórias emocionantes acumuladas ao longo de mais de cem anos de atividades extremas com carros de corrida; aquela corrida em Las Vegas... aquele acidente... ele falando com os narradores da TV poucos segundos antes de voar para a morte... foi dolorido ver aquele fim de quem havia meses antes herdado a sorte que só os mitos e abençoados costumam ter ao longo da vida em Indianapolis. 


Entretanto, essa semana, alguém muito especial com sobrenome Wheldon começou nas competições de kart. Sebastian Wheldon (sim, teremos mais um 'Tião' rs) vestiu a "farda" e foi para a batalha por um lugar ao sol. Emocionante? Com certeza é para  mim. Vai ter um grande futuro? Não sei. Mas sei muito bem o quanto é estimulante ver esse tipo de herança sendo passada de pai para filho, mais uma vez!





Torcendo por você, Tiãozinho Wheldon!

domingo, 2 de março de 2014

O destino do sábio Karam

ESPERTO MENINO - Errar é humano, todo mundo sabe disso. Mas não aproveitar uma chance de ouro sempre será uma escolha idiota. Karam atualmente faz "quase" parte do time da Ganassi e está com o destino praticamente traçado por Chip e sua trupe, tal qual foi com Kyle Larson na NASCAR. O programa pretendido para o atual campeão da Indy Lights é simples: Sage receberia um carro da Ganassi para correr na Tudor United SportsCar ao lado do irmão de Dario Franchitti, Marino Franchitti, que tem vasta experiência nessa categoria. A Ganassi investiu em Larson nos últimos dois anos e acabou sendo Kyle o substituto para Juan Pablo Montoya na Sprint Cup em 2014. De acordo com Steve Lauletta, um dos dirigentes da Ganassi, caso o programa de Karam seja financiado, e isso depende de patrocinadores, o futuro do piloto de 18 anos será herdando um dos quatro carros do time na Indy (ou NASCAR, caso prefira o piloto nativo de Nazareth). Existe também uma boa chance de Sage guiar um quinto carro da Ganassi em Indianapolis ainda esse ano. "Nós gostaríamos de concretizar esse programa de desenvolvimento com Sage do mesmo jeito que fizemos com Kyle Larson, e isso depende apenas de encontrarmos o apoio necessário" afirmou Lauletta em recente entrevista. Karam pareceu contente com a possibilidade aberta para seu destino "o legal desse time é que eles tem carros competitivos em diversas categorias e isso proporciona ao piloto direcionar a carreira para onde ele quiser" afirmou Sage. "Sou um piloto de corridas. Dirigiria até um cortador de gramas se precisasse" finalizou com bom humor. 


Entrevista de Sage Karam ao lado do seu ídolo Tony Kanaan
CLIQUE AQUI

Twitter do Karam:
https://twitter.com/SageKaram


NOS TEMPOS DA USAC: A tragédia do andaime nas 500 Milhas de 1960

PÁGINA NEGRA DO IMS - As 500 Milhas estavam prestes a começar, os carros se alinhavam antes da curva 4 quando um andaime de vários metros de altura, com mais de 100 pessoas empoleiradas, veio abaixo provocando duas morte e deixando muitos outros feridos. Como o público aumentava ano após ano a administração da pista decidiu instalar esses andaimes para melhor acomodar quem não tinha condições de comprar bons lugares nas arquibancadas permanentes. Usando material frágil e com "técnicos de segurança" que simplesmente olharam para os andaimes e disseram "é, parece seguro!" a tragédia seria questão de tempo. A seguir algumas fotos do momento da queda do andaime.


Vídeo da tragédia antes da largada das 500 Milhas de 1960