APÓS A ETAPA DE TORONTO - O Campeonato da Indy não terá evento no próximo final de semana e só voltaremos as atividades em pista no dia 31 de Julho, quando ocorre a tradicional corrida de Mid-Ohio. Não posso esconder minha frustração ao ver o fim definitivo da chance de Newgarden vencer a Astor Cup correndo pela ECR. O piloto americano largava em oitavo e logo nas primeiras voltas pulou para o sétimo lugar. Rolavam aquelas tradicionais disputas na reta principal do circuito ondulado de Toronto no pelotão intermediário até que Montoya acerta a proteção traseira do carro #21. Pedaços na pista, bandeira amarela e fim do grid como consequência. Por fim, Newgarden se estatelou no muro após perder o controle do volante quando passava por cima da zebra apodrecida. Uma dolorosa derrota para todo time ECR.
Por outro lado, e por ironia do destino, foi Montoya do time Penske quem tirou o único concorrente ao título que não trabalha para Roger. Pagenaud, Power e Helio estão diretamente na luta pelo título da Indy, com vantagem absurda para Pagenaud e Power, que já venceram ambos três corridas. Helio permanece sem vitórias. Dixon, a víbora da Oceania, quando parecia destilar o seu veneno e partir para o Pentacampeonato foi ferrado por uma bandeira amarela. De primeiro para o meio do pelotão intermediário. Dessa vez Scott se ferrou muito.
Outras curiosidades da temporada 2016 que roubei do site Racer e traduzi com meu "enorme" conhecimento do idioma do Deus Foyt (obrigado Google Tradutor, seu lindo!!!):
1) Tio Roger Penske montou a Mercedes da Indy. Não ganha todas as corridas, mas até agora é seu time que domina o TOP 3 do Campeonato: Pagenaud com 432 pontos, Poderoso Will com 385 e Helio com 358.
2) Helio Castroneves, com 41 anos, é o veterano melhor colocado no Campeonato deste ano da Indy.
3) Josef Newgarden tem como coincidência mórbida ter terminado a primeira etapa do Campeonato em St. Pete em último lugar e ter terminado a corrida de Toronto também na vigésima segunda posição.
4) Jack Hawksworth é o único piloto do grid que não conseguiu acabar nenhuma corrida no TOP 10.
5) Entre os pilotos que já venceram neste Campeonato, Bourdais (vencedor em Detroit 1) é o pior colocado na tabela de classificação ocupando a modesta 14º posição. Por outro lado, Castroneves é o piloto sem vitórias mais bem colocado no Campeonato: 3º lugar.
6) Antes de Indianapolis, Simon Pagenaud teve a melhor sequência de resultados: 2º lugar em St. Pete, 2º lugar em Phoenix, 1º lugar em Long Beach, 1º lugar em Barber e 1º lugar no misto de Indianapolis.
7) Depois de Indianapolis, Max Chilton tem a pior sequência de resultados medíocres: 21º lugar em Detroit 1, 22º lugar em Detroit 2, 20º lugar em Road America, 19º lugar em Iowa e 18º lugar em Toronto.
8) Poderoso Will, com três vitórias nessa temporada (Detroit 2, Road America e Toronto) já igualou sua melhor marca estabelecida em 2012 quando o australiano venceu também três provas: Barber, Long Beach e Anhembi.
9) A próxima corrida em Mid-Ohio marcará exatos um ano da última vitória de Graham Rahal.
10) O russo Aleshin já conseguiu nessa temporada três resultados dentro dos seis primeiros colocados: foi quinto em St. Pete, quinto em Iowa e sexto em Toronto. Com isso, Mikhail superou, em onze etapas, a quantidade de resultados dentro dos seis primeiros (dois) que ele havia conquistado entre 2014 e 2015 em 18 provas.
11) Décimo quinto lugar foi até agora o ponto mais alto que Marco Andretti conseguiu atingir na tabela de classificação.
12) Dois anos e 17 dias se passaram após a última vitória de Helio Castroneves.
13) O prefeito Hinch foi o único piloto a terminar em 18º lugar duas vezes na temporada: em Phoenix e Detroit 1.
14) Jack Hawksworth tem dois 11º lugar, tem dois 22º lugar e tem três 19º lugar.
15) Com sete vitórias em onze etapas disputadas (apesar do Texas não ter terminado ainda...) o Time Penske ganhou 64% das corridas. Pagenaud 3 vitórias, Power 3 vitórias e Montoya 1 vitória.
16) Quatro equipes ganharam os outros 36% das corridas: Ganassi, Ed Carpenter, Andretti-Herta e KVSH.
17) Josef Newgarden é o piloto mais bem colocado na classificação sem ter um companheiro de equipe em tempo integral, 5º colocado com 344 pontos.
18) Conor Daly, entre os rookies da temporada, foi o que liderou mais voltas até agora: 33.
19) Pagenaud está na liderança do Campeonato há exatas 10 corridas, de Phoenix até Toronto.
20) Capitão Jack Hawk está há mais tempo na última posição do Campeonato: de Long Beach até Toronto.
21) Montoya perdeu o maior número de posições na tabela de classificação: de primeiro lugar após St. Pete para décimo terceiro lugar após Toronto.
22) Josef Newgarden foi o piloto que ganhou o maior número de posições na tabela de classificação: saiu de vigésimo segundo depois da corrida de St. Pete para segundo lugar depois de Iowa. Josef está em quinto depois do desastre de Toronto neste fim de semana.
23) Abaixo do Top 10, Ryan Hunter-Reay com um título da Indy, Sebastien Bourdais com quatro títulos e Montoya com 1 título estão fora do TOP 10 na tabela do campeonato. Esse trio acumula sozinho 3 vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis e, somado, 66 vitórias (Bourdais tem 35 vitórias, Caçador tem 16 vitórias e Montoya possui 15).
24) Dentro do Top 10, o trio formado pelo segundo colocado Power, o terceiro Helio e o quarto Dixon tem 98 vitórias combinadas (Will tem 30, Helio tem 29 e Dixon tem 39). Somam ainda 5 Campeonatos de Indy (1 do Power e 4 do Dixon), além de 4 vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis (3 com Helio e 1 com o Scott).