quinta-feira, 25 de abril de 2013

As lendas dos primórdios da Indycar Series


No inicio do século passado, mais precisamente em 1905, a AAA era quem sancionava as corridas de carros nos EUA. Foi nesse período que a América conheceu os primeiros grandes pilotos e as pioneiras corridas do AAA Championship Cars, o Campeonato que daria origem ao que hoje chamamos de Indycar Series. O calendário do campeonato consistia de 11 corridas e começava dia 11 de Junho no oval de terra em Morris Park, New York, e terminava em outro oval de terra, em Hudson River, também em New York. Se você percebeu, o nome CHAMP CAR, que batizou por alguns anos uma das partes da Indy dividida, veio exatamente desse antigo campeonato, que ainda não tinha Indianapolis em seu calendário. Esse campeonato de 1905 foi o primeiro da América a ter contagem de pontos e um regulamento a ser seguido pelas equipes e pilotos. 

Nesse tempo os pilotos que comandavam a categoria eram verdadeiras lendas vivas como Louis Chevrolet, Earl Cooper, Ralph Mulford, Ralph de Palma e Dario Resta, todos com algum tipo de glória nas pistas, com algum tipo de feito, de conquista, de história emocionante ou trágica dentro ou fora das provas de carros. Estes nomes e outros foram os campeões nos primeiros anos das 500 Milhas de Indianápolis. Um dos casos mais marcantes desse período aconteceu com o piloto ítalo-americano Ralph DePalma, nas 500 Milhas de Indianápolis de 1912. Após liderar a corrida por 196 voltas, Ralph viu seu carro quebrar subitamente. Ele então desceu e o empurrou por duas voltas completas em Indianapolis. Chegaria exausto e derrotado em 12º lugar, mas acabou por ser ovacionado de pé pela torcida e construiu seu mito na pista. DePalma venceria as 500 Milhas de 1915 como recompensa da Fortuna pelo esforço em 1912.

(Fotos de Ralph dentro e fora das pistas)


Os carros não atingiam as alucinantes velocidades atuais da Indycar nos ovais de terra ou de madeira, e isso de certa forma ajudou a categoria a não ter um número constante de tragédias que poderiam simplesmente proibir a existência de tais competições, como o que ocorreu na Suiça depois da tragédia de Le Mans. Mesmo assim, muitas pessoas perderam suas vidas nas corridas da AAA, tanto pilotos quanto pessoas da plateia. Há inúmeros relatos de pessoas que foram atingidas nas arquibancadas por pedaços dos carros e morreram. O primeiro campeonato da AAA foi composto apenas por ovais de terra, o tipo de tradição que Tony George tentaria resgatar com a IRL em 1995.

O segundo campeonato sancionado pela AAA só aconteceria em 1909, por interesses divergentes dos administradores, a categoria permaneceu inativa por 3 anos seguidos e retornaria direto em Portland, no Oregon, para a primeira corrida em uma pista em circuito misto na história do campeonato. O mais intrigante é que nessa temporada os ovais praticamente sumiram do calendário, restando apenas três etapas em Indianapolis, inaugurada exatamente em 1909, mas não sendo uma prova de 500 Milhas.

(500 Milhas de Indianapolis – a primeira)

A AAA sancionou os campeonatos de Indy até 1955, quando então resolveu largar mão de vez devido a quantidade absurda de mortes em Indianapolis e, principalmente, pela tragédia de Le Mans. Assim surgiria a USAC, mas essa é outra história! Abaixo segue a lista dos recordistas desse período da Indycar Series. Os maiores vencedores e os que mais vezes chegaram em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares.



Entre 1905 e 1955 - Competições sancionadas pela AAA


+Vitórias
Ralph DePalma
25
Ted Horn
24
Earl Cooper
21
Bill Holland
20
Tommy Milton
20

+2º lugar
Harry Hartz
20
Tommy Milton
18
Ralph Mulford
15
Earl Cooper
13
Roscoe Sarles
13
+3º lugar
Eddie Hearne
20
Ted Horn
13
Tommy Milton
12
Harry Hartz
12
Jimmy Murphy
9
Walt Ader
9
+4º lugar
Fred Comer
12
Ralph DePalma
12
Eddie Hearne
12
Harry Hartz
9
Dave Lewis
9
Ralph Mulford
9
+5º lugar
Frank Elliott
13
Eddie Hearne
12
Earl Cooper
11
Dave Lewis
10
Bennett Hill
7
Tommy Hinnershitz
7

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