quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Zanardi e o mito dos "zerinhos" na cultura americana

VOCÊ SABIA? - Que foi o piloto italiano quem inventou a comemoração dos "zerinhos" (ou "donuts" como ficou conhecido nos Estados Unidos) depois de cada vitória? Sim, foi nosso ilustre Alessandro Zanardi o inventor dessa maluquice de fritar pneus para comemorar e que na época acabou emputecendo muito os dirigentes da CART que acabaram analisando como arriscada e imprudente tal manobra. A primeira vez foi ao lado das praias de Long Beach em 1997 e levou todos os presentes ao delírio. Na vitória seguinte em Cleveland novamente a comemoração mitológica deu o ar da graça. Porém, dessa vez o pessoal da CART estressou e quis impor inclusive uma multa por esse jeito perigoso de comemorar vitórias. E como tudo que é proibido fica mais gostoso, Zanardi respondeu os dirigentes da Indy/CART com ironia "Se eles me multarem, então valeu a pena!".


Um ano depois, em uma corrida da NASCAR, um dos comentaristas falou espantado enquanto o carro vencedor dava zerinhos na pista "Vejam, ele tá fazendo um Zanardi!". E assim a lenda estava fincada na memória e no gosto do povo americano que a partir de então tem esse estilo de comemoração como parte do próprio automobilismo ianque. Pilotos como Dale Earnhardt também aderiram a ideia e assim estava sacramentada a tradição zanardiana.

De acordo com Zanardi, a manobra é simples: "basta parar o carro e pressionar o acelerador um pouco, depois soltar a embreagem brutalmente e assim as rodas começarão a girar. Daí basta distercer o volante para um dos lados e o carro começará a girar no asfalto".

Zerinho de Zanardi em Road America, 1997


Nenhum comentário:

Postar um comentário