domingo, 1 de junho de 2014

O "jogo de xadrez" da Indy: Corrida 1 em Detroit



DURA REALIDADE - Ontem a vitória de Helio aconteceria em qualquer outra categoria do mundo, menos na Indy atual. Ele tinha o melhor carro, liderou a maior parte da corrida com folga, fez paradas precisas e sem erros, porém terminou em quinto e viu seu companheiro de time, que largou mal, que tocou no carro de Pagenaud, que saia de traseira lambendo os muros e dançava freneticamente volta a volta, vencer.

Injustiça? Porcaria de categoria anárquica? Não, não exatamente isso. A questão é que na atual configuração da Indy a competição dentro e fora da pista aumentou significativamente. Hoje vale e muito uma estratégia ousada para determinadas corridas e uma estratégia conservadora para outros tipos de corridas. Depende do circuito, depende dos componentes do time. 

TOP 8

Em uma pista de rua da Indy, como foi ontem em Detroit, quem larga mal não está absolutamente fora da briga por um lugar no TOP 5 ou mesmo para lutar pela vitória. Uma das razões é a certeza de que haverão bandeiras amarelas. Pista de rua na Indy tem uma similaridade com as corridas em oval da Nascar: bandeira amarela rola muitas vezes e isso permite diversos embaralhamentos de estratégias. Raras foram as ocasiões onde isso deixou de se confirmar em uma pista de rua. E antes que alguma viúva erga a voz e solte alguma lamúria eu vos informo: "na finada CART também era assim!"

O embaralhamento que uma bandeira amarela provoca nas estratégias dos times faz da corrida em rua um jogo de xadrez anárquico e violento onde o "Peão" pode tanto quanto o "Rei" vencer uma prova. Ontem, por exemplo, vimos Will Power largando abaixo do TOP 10 e vencendo a prova. Meu querido pai, hoje de manhã lá do sítio, me indagou inconformado "que merda foi aquela? O Helio estava liderando com folga, fui tomar banho e quando voltei para terminar de assistir o Will Power tinha vencido. Porra, só esse cara vence na Indy, que saco!". Sim, meu pai só gosta quando brasileiro vence, ele faz parte desse povo educado pela Globo e filiais. Mas assistia Indy comigo desde os tempos do Emerson, então ele carrega um ar viuvesco quando pensa em Indy. 

Cada bandeira amarela gera automaticamente uma "janela pro pit" permitindo que qualquer piloto faça uma parada. Se o piloto está largando lá atrás, abaixo do décimo lugar, ser conservador na estratégia e só parar junto com os líderes não levará ele muito adiante, então ousadia aqui é regra. Quando surge a primeira amarela os pilotos que estão nesse ponto do grid são os primeiros a entrar. Tradicionalmente, a primeira janela para os líderes ocorre entre a volta 26 e 32 em traçados de rua. 

Com isso, aquele piloto que largou lá atrás e parou na primeira amarela, terá algumas voltas nas primeiras posições e ficará na espera de novas amarelas para ir assim galgando posições entre os carros do TOP 10. Isso ocorreu ontem com a estratégia de Will Power e, ao mesmo tempo, ferrou a corrida perfeitinha que Castroneves vinha fazendo. O que aconteceu com Helio é que ele ficou preso em um "bloco" lento quando retornou entre pilotos com estratégias diferentes. Isso atrasou ele e permitiu que Power retornasse a frente de Helio depois da sua última parada.


"Mas então é quase impossível saber quem vencerá a segunda prova em Detroit?" pergunta o assustado fã. Sim, isso quer dizer que o "Peão" pode dar o golpe fatal no "Rei" assim como o "Rei" pode vencer de forma tranquila o "Peão" sem muitas posses. Mas hoje eu acredito que Helio seja o grande favorito para vencer, o carro está no limite do acerto perfeito. 


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