VISITANDO O IMS - Hoje marca 50 anos da visita do quarteto inglês à América. Nessa foto vemos os quatro músicos brincando no campo de golfe existente na parte interna da pista mais famosa dos Estados Unidos.
FOTO - Postada agora há pouco pelo piloto russo da Indy que ontem estreou em pistas ovais com o DW12-HONDA do Sam Schmidt. A pista escolhida para o teste foi o oval de Homestead.
PARA DELIRAR - Olha só os carangos que foram usados como pace cars em diversas edições das 500 Milhas de Indianapolis entre a década de 20 e 60. Quem ama carros velhos, principalmente conversíveis, pode dar aquele sorriso!
Camaro SS que foi o Pace Car das 500 Milhas de 1967
VOCÊ SABIA? - Que foi o piloto italiano quem inventou a comemoração dos "zerinhos" (ou "donuts" como ficou conhecido nos Estados Unidos) depois de cada vitória? Sim, foi nosso ilustre Alessandro Zanardi o inventor dessa maluquice de fritar pneus para comemorar e que na época acabou emputecendo muito os dirigentes da CART que acabaram analisando como arriscada e imprudente tal manobra. A primeira vez foi ao lado das praias de Long Beach em 1997 e levou todos os presentes ao delírio. Na vitória seguinte em Cleveland novamente a comemoração mitológica deu o ar da graça. Porém, dessa vez o pessoal da CART estressou e quis impor inclusive uma multa por esse jeito perigoso de comemorar vitórias. E como tudo que é proibido fica mais gostoso, Zanardi respondeu os dirigentes da Indy/CART com ironia "Se eles me multarem, então valeu a pena!".
Um ano depois, em uma corrida da NASCAR, um dos comentaristas falou espantado enquanto o carro vencedor dava zerinhos na pista "Vejam, ele tá fazendo um Zanardi!". E assim a lenda estava fincada na memória e no gosto do povo americano que a partir de então tem esse estilo de comemoração como parte do próprio automobilismo ianque. Pilotos como Dale Earnhardt também aderiram a ideia e assim estava sacramentada a tradição zanardiana.
De acordo com Zanardi, a manobra é simples: "basta parar o carro e pressionar o acelerador um pouco, depois soltar a embreagem brutalmente e assim as rodas começarão a girar. Daí basta distercer o volante para um dos lados e o carro começará a girar no asfalto".
CHAD SMITH - É o nome de um fã da Indy que teve uma boa ideia na cabeça e uma boa criatividade para editar clipes. Ele juntou um farto material e fez pequenos trailers sobre documentários da ESPN que não existem de verdade. O último foi lançado hoje etem o Caçador como protagonista. Até agora Chad fez três homenagens: para TK, Dario e esse para o Caçador. Atitude mais que elogiável depois que você assiste e conclui o quanto a categoria peca por não fazer algo tão simples e que qualquer fã é capaz de fazer em sua própria casa. Imagine quantos clipes regados de imagens inéditas eles poderiam ter lançado no canal oficial da Indy durante essa pré-temporada com poucas novidades que estamos vivenciando? Pois é, espero que os novos responsáveis pelo marketing na Indy foquem no ponto e usem melhor o Youtube.
AI MEU CORAÇÃO! - Amigos e amigas indyanistas apresento-lhes Michele Bumgarner, uma gata filipina deliciosa, do olhar penetrante, dos lábios perfeitos, um sonho de consumo para 99% dos heterossexuais, e ao mesmo tempo talentosa dentro das pistas! Essa ninfa dos monopostos tem 24 anos e algumas vivências dentro do mundo da Indy. Ela participou das cinco primeiras etapas do campeonato da Mazda em 2008 pela equipe de John Walco Racing, sendo seu melhor resultado um 15º lugar na etapa de Portland. Bumgarner chegou a assinar um contrato para correr para a Walker Racing em 2009, mas Stefan Wilson ficou com o cargo. Michele participará esse ano do campeonato da Pro Mazda, que é penúltimo degrau antes de chegar à categoria principal; o último degrau é a Indy Lights. Um dos feitos marcantes da carreira de Michele aconteceu em 2008, quando ela se tornou a primeira mulher a vencer Rock Island Grand Prix em Illinois, naquele que é considerado o maior evento de rua do kart mundial. Ela também fez testes na Fórmula Toyota, Fórmula BMW, além de participar de diversos campeonatos de kart por toda Ásia. Ano passado Michele fez parte da corrida da Pro Mazda nas ruas de Houston e a garota impressionou ao pegar o nono lugar na segunda bateria. Em recente entrevista a um jornal local Bumgarner afirmou enfática "Quero fazer um campeonato consistente na Pro Mazda em 2014, tentar brigar pelo título, e se ganhar então pensar na próxima etapa do Road To Indy. A Indy é meu objetivo final".
CÂMERA ESPECIAL - Houve um tempo na antiguidade, quando CART e IRL eram separadas, que esse tipo de câmera era especialmente colocada dentro dos capacetes de alguns pilotos para que assim a televisão tivesse o ângulo da visão que o piloto tinha dentro do carro. Se existe coisa legal que a atual equipe de transmissão da ABC/NBC pode melhorar é inserir umas quatro câmeras dessas durante as corridas da Indy 2014.
Jesse Mason, nascido em 1984, foi piloto de Indy Lights entre 2004 e 2009 oriundo do Canadá. Participou também da Fórmula 3 britânica e Fórmula 3 alemã. Atualmente está envolvido com automobilismo canadense. Seus melhores resultados foram em Nashville e Homestead.
ABBEY ROAD DA INDY? -Abbey
Road foi o 12° álbum lançado pela banda britânica The Beatles. Essa é a paródia
que quatro pilotos da Indy e da Indy Lights fizeram e que foi postada no
Facebook pelo piloto americano Matthew Brabham hoje. Da direita pra esquerda: Karam,
Brabhamzinho, Munoz e Helio brincando de ser Ringo, Paul, John e George ao
parodiar uma das capas mais famosas do quarteto inglês dos anos sessenta.
COMO SERIA A INDY EM COTA? - No vídeo acima você pode conferir uma volta completa dada pelo piloto Logan Lopez no circuito misto de Austin, no Texas, guiando o DW12 adaptado para dois lugares. Particularmente, não sinto prazer ou euforia em perceber que é questão de tempo até a Indy ter uma corrida por lá. Esse teste mesmo já deve ser parte dos planos de realizar corridas de monopostos americanos em COTA O Road To Indy fez uma rodada dupla na pista em 2013, pela Pro Mazda, sendo uma das vitórias do promissor Matt Brabham. Ainda prefiro o retorno de Watkins Glen que é uma pista perfeita para esses tanques Dallara.
FORZA 5 - Responde para os viúvos de todas as idades! E nesse vídeo com o campeão da Indy de 2012, o Caçador da Andretti, um gamer o desafia para um duelo nas pistas virtuais do Forza 5 para XBox. Imperdível!
APERTEM OS CINTOS - A viagem será regada a muita nostalgia com doses cavalares de uma emoção inexplicável ao avistar esses cavernosos monstros do asfalto sagrado de Indianapolis!
Bob Veith, 500 Milhas de 1963
Bill Vukovich com a Taça do Templo, 1953
Paul Russo e Bill Vukovich nas 500 Milhas de 1953
Paul Russo nas 500 Milhas de 1957
Fangio nos treinos para as 500 Milhas de 1958
Smokey Yunick em 1964: sidecar nas 500 Milhas
Primeira fila das 500 Milhas de 1958: #97 - Dick Rathman
#5 - Ed Elisian
#16 - Jimmy Reese
Jimmy Brian, 1958, arrumando os óculos
Tony Bettenhausen batendo no muro de Indianapolis em 1956
O Caos nas 500 Milhas de 1961
Hospital da graxa: médicos dos carros salvando vidas
Bobby Grim em Indianapolis 1962
Jimmy Brian em 1959, Indianapolis
Bob Sweikert em 1955, o carro rosado já existia na Indy
Big One na largada de 1966 das 500 Milhas
Oval de Trenton, 1964, três gerações de Indycars em uma só imagem
Tony Bettenhausen contra Henry Banks, oval de Milwaukee em 1951
Bill Cheesbourg 500 Milhas de 1958
Bobby Unser nos treinos para as 500 Milhas de 1963
A revolução do motor traseiro no carro de Jack Brabham
O último roadster a se classificar para as 500 Milhas, 1966
Largada das 500 Milhas de 1959
Chegando para a corrida!
Pikes Peak Hill Climb: Indycars no formato de rally no alto da montanha