A RETOMADA DE BOURDAIS NA MILHA – Na Milha de
Milwaukee, um inesperado Tião Bourdais simplesmente varreu a concorrência para
debaixo do tapete e marcou uma das vitórias mais inesperadas (pra mim) da
temporada. Nunca espero grandes atuações de Bourdais quando o traçado vira só
pra esquerda. O retrospecto dele em ovais, depois da reunificação em 2008, é
perto do que tem Saavedra, Simona e outros pilotos que realmente sentem enormes
dificuldades para ajustar o carro e duelar de verdade contra os veteranos.
Dessa
forma, toda vez que você escutar “a
próxima corrida da Indy acontecerá no oval tal” tenha em mente que os
pilotos favoritos serão: Tony, Dixon, Helio, Montoya, Hunter-Reay e Ed
Carpenter. Qualquer um fora desses nomes será um inesperado vencedor, menos
talvez Newgarden que, apesar de não marcar ainda uma vitória em ovais,
demonstra desde o ano passado potencial para vencer nesse tipo de traçado a
qualquer momento.
O
histórico de Bourdais nas pistas ovais, até essa prova de Milwaukee, era
marcado por quatro vitórias (uma no oval alemão de Lausitz em 2003, duas no oval de Las Vegas em 2004 e 2005, e uma no oval de Milwaukee em 2006) sendo todas elas na época da Indy-CART/CCWS e
com o grid sem Ganassi, Andretti e Penske. Era mais fácil? Creio que sim, e me
perdoem aqueles que discordam, mas os melhores pilotos de pistas ovais em
carros de Indy, naqueles tempos, estavam integrando a IRL, sendo Tony Kanaan e
Sam Hornish os mais emblemáticos entre os mitos das pistas com curva só para
esquerda.
Em
2007, a Indy-CART/CCWS não teve corrida alguma em pista oval e Bourdais só
voltaria a encarar uma pista desse tipo no ano de 2012, durante as 500 milhas
de Indianapolis. Nesse período de ausência da categoria, Bourdais disputou a F1
e foi companheiro de Vettel, depois de ser tirado do circo de Bernie ele migrou
para carros esportivos e depois voltou flertar com a Indy ao se programar para
uma “meia-temporada” só nos circuitos mistos e de rua em 2011.
De
2012 até Fontana em 2015, Tião havia disputado dezesseis corridas em ovais
longos, médios e curtos na Indy reunificada. Não ganhou nenhuma corrida e
sequer marcou um TOP 5. O sétimo lugar nas 500 Milhas de 2014 foi sua única
presença no TOP 10. Definitivamente, o potencial de Bourdais para guiar um
carro de Indy contra pilotos especialistas em ovais ainda não havia sido
testado como agora. Por isso, a vitória na Milha teve tanta emoção para
Bourdais que fez “zerinhos”, empunhou a bandeira quadriculada, fritou pneus,
sorriu como poucas vezes se viu e entusiasmado abraçou seus filhos ao sair do
carro. Vencer em um oval contra pelo menos 15 pilotos com possibilidades reais
de vitória, mesmo pilotos em times nanicos, era um tipo de tarefa que Tião
precisava concretizar na atualidade.
Os "zerinhos" de Bourdais
Quando
ele venceu Toronto 1 em 2014 e Detroit 2 esse ano, foi legal, era de novo um
nome consagrado demonstrando que o talento ainda estava vivo e afiado para vencer
nos circuitos que viram pra direita e esquerda. Bourdais não marcou 31 vitórias
na Indy-CART/CCWS porque só estava no melhor carro do grid, ele tinha talento
para tais vitórias. Seria injusto com Tião afirmar isso a fim de desvalorizar
seus quatro títulos da Champ Car. Porém, nos circuitos ovais da época, além da
pouca quantidade desses traçados no calendário de uma das vertentes da Indy,
ele não disputou contra os melhores e esse fator é algo muito significativo.
Para Bourdais também pareceu ser, ainda mais se pensarmos que foi justamente na
Milha, no ano de 2006, que ele tinha vencido sua última corrida em oval.
Corrida completa em Milwaukee
Isso
quer dizer que Bourdais agora passa a favorito nos demais traçados ovais da
Indy? Não, não será assim. Tião em ovais longos e médios continua com
dificuldades de acerto mesmo usando aerokits da Chevrolet. Contudo, é questão
de mais experiências nesses locais de velocidade extrema para que o francês
consiga pegar as “manhas” e os detalhes mais complexos que só veteranos com
mais de 100 provas em ovais conseguem ter. Bourdais, depois da vitória em
Milwaukee, chegou a sua vigésima quinta corrida em pista oval. Só para ter idéia,
o tricampeão Scott Dixon, um dos maiores vencedores nos ovais ainda em
atividade, tem até o momento 138 corridas e dezenove vitórias conquistadas. Próximo
passo para Tião é pelo menos um inédito TOP 5 em Pocono.
Retrospecto
de Bourdais nas pistas ovais Pós-Reunificação
1) 5/27/2012
Indianapolis – Oval Longo
Largou
em 25º
Terminou
em 20º
Completou
-199 (1 volta atrás)
2) 5/26/2013
Indianapolis – Oval Longo
Largou
em 15º
Chegou
em 29º
Bateu
sozinho na volta 178 na entrada dos pits.
3) 6/8/2013 Ft.
Worth – Oval Médio
Largou
em 15º
Chegou
em 20º
224
voltas completadas, uma volta atrás do líder
4) 6/15/2013 Milwaukee
– Oval Curto
Largou
em 14º
Chegou
em 20º
Carro
quebrou na volta 152
5) 6/23/2013 Iowa –
Oval Curto
Largou
em 19º
Chegou
em 14º
248
voltas completadas, algumas voltas atrás do vencedor.
6) 7/7/2013 Pocono
– Oval Longo
Largou
em 11º
Chegou
em 16º
Completou
159 voltas.
7) 10/19/2013
Fontana – Oval Longo
Largou
em 3º
Terminou
em 12º
Bateu
sozinho na volta 229.
8) 5/25/2014
Indianapolis – Oval Longo
Largou
em 17º
Chegou
em 7º
9) 6/7/2014 Ft.
Worth – Oval Médio
Largou
em 18º
Chegou
em 20º
Quebrou
na volta 118
10) 7/6/2014 Pocono – Oval Longo
Largou
em 18º
Chegou
em 16º
Uma
volta atrás do vencedor.
111) 7/12/2014 Iowa – Oval Curto
Largou
em 6º
Chegou
em 19º
Não
completou a prova, caiu na volta 130.
12) 8/17/2014 Milwaukee – Oval Curto
Largou
em 18º
Chegou
em 12º
249
voltas completadas, 1 atrás do vencedor.
13) 8/30/2014 Fontana – Oval Longo
Largou
em 15º
Chegou
em 18º
Algumas
voltas atrás do vencedor.
14) 5/24/2015 Indianapolis – Oval Longo
Largou
em 7º
Chegou
em 11º
15) 6/6/2015 Ft. Worth – Oval Médio
Largou
em 18º
Chegou
em 14º
Voltas
atrás do vencedor.
16) 6/27/2015 Fontana – Oval Longo
Largou
em 15º
Chegou
em 14º
Na
mesma volta do líder, UFAAA!
17) 7/12/2015 Milwaukee – Oval Curto
Largou
em 11º
Chegou
em 1º
A
próxima etapa acontece em Iowa, o menor oval da temporada, o oval do Milharal!
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