sábado, 14 de novembro de 2015

Os "rookies" que venceram as 500 Milhas de Indianapolis


SÃO POUCOS E RAROS AO LONGO DO SÉCULO - As 500 Milhas de Indianapolis não é para qualquer piloto novato chegar e achar que pode vencer os veteranos, mesmo que o rookie em questão esteja usando o melhor equipamento do mês de maio. Na verdade, vencer a primeira corrida na Indy, hoje ou no passado, sempre foi uma tarefa hercúlea, complicada, tensa e, por vezes, fatal. Mais complicado ainda é vencer uma prova de 500 milhas na primeira oportunidade da carreira e sendo no oval de Indianapolis. Em 99 edições, tivemos apenas oito vitórias de rookies dentro do maior espetáculo das corridas. OITO, minha gente, só OITO! Wow!

Guardem esses rostos, eles são especiais dentro do templo da velocidade extrema.


1) Ray Harroun, americano, "rookie" Campeão das 500 Milhas de 1911. O número UM entre todos os rookies de Indianapolis e inventor do espelho retrovisor nos carros de Indy.
Página do piloto no Wikipedia: AQUI



2) Jules Goux, francês, "rookie" Campeão das 500 Milhas de 1913. O primeiro grande piloto francês a se destacar no automobilismo mundial. Iniciou a carreira em 1908 e logo em seguida foi contratado pela Peugeot para ser piloto da fábrica. Ganhou a "Sarthe Cup" em Le Mans no ano de 1912 e logo em seguida seria coroado como o terceiro vencedor das 500 Milhas de Indianapolis. E ele se deu muito bem no templo da velocidade: em 5 participações Goux marcou 3 TOP FIVE. 
Página do piloto no Wikipedia: AQUI



3) René Thomas, francês, "rookie" Campeão das 500 Milhas de 1914. O segundo piloto da França a vencer as 500 Milhas de Indianapolis. Além de bom piloto de carros, René era ainda piloto de avião e esteve envolvido no primeiro acidente no ar da aviação mundial, em 1910. O avião Antoinette que René Thomas pilotava colidiu com o Farman III pilotado pelo famigerado Capitão Bertram Dickson. Milagrosamente, Thomas não sofreu ferimentos graves. Já o capitão escocês morreria três anos depois em decorrência das lesões sofridas nesse acidente. René Thomas ainda faria uma grande corrida em Indianapolis no ano de 1920, perdendo a vitória para outro francês, Gaston Chevrolet. 
Página do piloto no Wikipedia: AQUI


4) Frank Stallworth Lockhart, americano, "rookie" Campeão das 500 Milhas de 1926. Foi um dos mais venerados pilotos americanos da década de vinte. Venceu corridas em ovais de terra, ovais de tábuas e foi um grande quebrador de recordes de velocidade. Quando morreu em Daytona Beach, em uma das tentativas de quebrar recordes de velocidade, Lockhart marcava 9 vitórias na Indy-AAA e dois vice-campeonatos. 
Página do piloto no Wikipedia:  AQUI


5) George Souders, americano, "rookie" Campeão das 500 Milhas de 1927. Era filho da terra, nasceu em Lafayette, Indiana. Liderou as últimas 51 voltas das 500 Milhas que venceu. Não foi uma lenda, nem campeão da Indy-AAA, mas teve grande mérito de aproveitar sua vez. Um "Buddy Rice" dos anos 20. 
Página do piloto no Champ Car Stats: AQUI


6) Graham Hill, britânico, "rookie" campeão das 500 Milhas de 1966.

Rei de Mônaco, também ganhador de Le Mans e de quebra, como rookie, levou o maior espetáculo da Terra da velocidade, o supra-sumo das corridas velozes. Pobres pilotos comuns quando comparados a essa lendária personagem da mitologia dos carros de Indiana e da Fórmula Europa. 
Página do piloto no Wikipedia: AQUI


7) Juan Pablo Montoya, colombiano, "rookie" campeão das 500 Milhas de 2000.

Lenda viva! Povo fã de automobilismo, não só de Indy, apreciem: Montoya é daquele tipo de nome que estará sempre nos principais livros sobre automobilismo. Se você é um fã de corridas que aprecia pilotos legendários, então trate de seguir a temporada 2016 da categoria mais extrema dos monopostos porque a lenda Juan Pablo estará atuante e competitivo durante toda temporada!
Página do piloto no Wikipedia: AQUI


8) Helio Castroneves, brasileiro, único "rookie" na história a conquistar o bicampeonato no ano seguinte a primeira vitória! Em Indianapolis Helio é Rei, já diria o poeta que não assiste a Indy. Em Indiana, largue em que lugar largar: Helio é sempre um dos favoritos! Ele tem a conexão com o Borg-Warner que nenhum outro piloto tem no grid atual. Franchitti tinha, mas já não disputa a Indy. Acredito cá eu com meus botões que Helio será tetracampeão das 500 Milhas entre 2016 e 2018, se nada mais grave acontecer com ele durante a trajetória, é claro. Segundo Tony Kanaan, em uma frase filosófica de grande valor, "A pista escolhe o vencedor". Helio é então um daqueles que o templo ama mimar no colo. Helio está fadado a ser tetracampeão da Indy 500, a pista escolherá assim!
Página do piloto no Wikipedia: AQUI 


E você acredita que a maldição do Rookie será quebrada ano que vem nas 500 milhas de número 100?

Nenhum comentário:

Postar um comentário