terça-feira, 9 de julho de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Hat-Trick Ganassiano no Triângulo de Pocono



POCONO, O AMADO TRIÂNGULO DA VELOCIDADE – A comemoração empolgada de Chip Ganassi com seus três pilotos depois da bandeira quadriculada teve bons motivos para acontecer ontem: essa foi a centésima vitória da equipe Ganassi em toda sua história (somando todas as categorias onde ela atua); foi a vitória número 200º da Honda na Indycar e a primeira vez que a equipe de Chip conseguiu fazer a trinca no pódio – Dixon, Dario e Charlie. Do outro lado das garagens, a equipe de Michael Andretti destroçada, acabada, prejudicada e abatida pelos azares e erros! O esquadrão da Andretti, que dominou os treinos de classificação no sábado e conseguiu largar inteiro na primeira fila (Viso é meio da Andretti e meio da Team Venezuela), foi caindo um a um durante as 400 milhas de Pocono: primeiro foi Hinch achando a curva 1 na primeira volta a 220mph (equivalente a 354km/h) e saiu mancando do seu carro verde da Go Daddy; em seguida, no momento que entrava nos pits para fazer a parada para troca de pneus e reabastecimento, Hunter-Reay sofreu um ataque ‘kamikaze’ de Takuma Sato que errou o ponto de freada e acabou acertando o carro do Caçador; por último, e da forma mais melancólica possível, vimos o carro azul e vermelho de Marco cruzando a linha de chegada quase sem combustível e na 10ª posição, depois de liderar 83 das 160 voltas programadas para essa prova. Tony Kanaan, que lutava pela Tríplice Coroa, quebrou o bico do carro quando fazia a ultrapassagem sobre Scott Dixon na volta 107, o sonho de alcançar Al Unser Sr. acabava aqui. O líder do campeonato, Helio Castroneves, não fez uma corrida excepcional, foi apenas razoável por 400 milhas e finalizou em 8º depois de largar em 6º. A sorte de Helio foi o azar da equipe Andretti, principalmente de Hunter-Reay que poderia lhe tirar a liderança em Pocono mesmo sem vencer. Para Dixon essa foi a trigésima vitória na gloriosa carreira dentro da Indy, após um jejum considerável desde Mid-Ohio 2012, e que recoloca o piloto neozelandês na briga pelo título contra Helio, Caçador, Marco e Hinch. O bom público nas arquibancadas (estimado em 35 mil pessoas) e a boa audiência na ABC (foi a corrida com maior audiência depois de Indianapolis desde 2011 – obrigado pela informação meu camarada Giu), a meu ver, credenciam a pista de Pocono para ficar por longos anos nos futuros calendários da Indy. Além do mais, a corrida de domingo foi o evento automobilístico com média de velocidade mais alta de toda história de Pocono: 192,864 mph ou 310,384 km/h. O recorde anterior pertencia a Danny Sullivan e era de 170,720 mph ou 274,747 km/h no ano de 1989.
 

NÚMEROS DA CORRIDA DE POCONO 2013 (infos de Marshall Pruett do Speed)
Média de velocidade: 192.864 mph
Tempo da corrida: 2h04min26seg
Diferença entre o primeiro e o segundo: 0.4572 segundos.
Mudanças de líderes: 16 mudanças entre cinco pilotos

Líderes em cada volta de Pocono:
Andretti 1 - 29
Kanaan 30 - 31
Power 32 - 33
Kimball 34
Andretti 35 - 60
Kanaan 61 - 62
Power 63 - 65
Kanaan 66 - 71
Andretti 72 - 94
Kanaan 95 - 96
Dixon 97 - 106
Kanaan 107 - 109
Power 110 - 111
Andretti 112 - 121
Power 122 - 129
Kimball 130 - 132
Dixon 133 - 160

TOP 10 DO CAMPEONATO DA INDY: Castroneves 356, Hunter-Reay 333, Andretti 301, Dixon 292, Hinchcliffe 272, Kanaan 271, Pagenaud 269, Wilson 253, Power 242, Sato 241.

MELHORES MOMENTOS DA POCONO 400

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Grupo Bandeirantes realmente curte a Indy? Acho que não!



BAND: EMISSORA QUE NÃO GOSTA DA INDY – A pista de Pocono estava fora do calendário desde 1989. É considerada por muitos fãs de corrida como uma pista que faz parte das cinco maravilhas ‘ovais’ do automobilismo americano. Pocono é perigosa, desafiadora, única, criada essencialmente para fazer parte do calendário da Indy sancionada pela USAC em 1971. Pocono foi, é e continuará sendo tudo isso e mais um pouco, porque Pocono é tradição e retorna nesse domingo, dia 7, ao calendário da Indy. Uma prova com esse histórico, com seu inicio previsto para acontecer ao meio-dia do domingo, era o prato perfeito para qualquer emissora brasileira servir na hora do almoço mais familiar da semana do brasileiro que curte automobilismo: Helio Castroneves duelando contra RHR, Marco e Hinchcliffe – o esquadrão da Andretti – pelo título da temporada, e Tony Kanaan lutando para se igualar a Al Unser Sr. e ganhar a Tríplice Coroa (Pocono será a segunda prova da Tríplice Coroa, eis uma de suas relevâncias e um dos motivos para a Bandeirantes não deixar de transmiti-la), além de sonhar também com o bicampeonato já que está na quinta colocação com chances reais de brigar contra Penske e Andrettis. Mas a Bandeirantes, pasmem, a emissora que ganha seus melhores índices de audiência com a Indy (sem contar as médias do futebol, a Indy é um dos programas que dão maior audiência ao grupo Bandeirantes mesmo com a fraquíssima divulgação que o grupo dispensa à promoção da categoria americana em sua programação diária) vai transmitir a Fórmula Truck no horário em que a prova de Pocono estiver acontecendo.

Quando Tony Kanaan venceu em Indianapolis todos esperavam uma cobertura espetacular da Bandeirantes para o feito, mas a emissora resolveu cortar a transmissão para passar um jogo do campeonato Brasileiro que valia tanto quanto uma nota de quatro reais com a cara do Marco Feliciano. Esse pequeno ato, essa simples escolha, deixou claro o quanto o grupo Bandeirantes está interessado na divulgação da Indy e sua temporada para o Brasil. Se com a prova mais importante do ano eles fizeram isso, e com um brasileiro vencendo, imagine o que não fariam com a prova de Pocono. E não é que vão fazer mesmo nesse domingo?

Era uma prova ideal para a Band usar na sua grade, com horário bom, condição na tabela de classificação favorável aos brasileiros, pista extremamente excêntrica, enfim, a prova ideal para ser transmitida. Acabou agora o primeiro dia de treinos em Pocono: Helio ficou em segundo e Tony em quarto, alguém duvida que brigarão pela vitória no domingo? Enfim, mais uma ‘bola fora’ do grupo Bandeirantes, como sempre quando o assunto é Indy. 
 
SUGESTÃO - A Bandeirantes poderia dividir a transmissão da Indy com outra emissora em TV aberta quando não quisessem transmitir determinada etapa por conflitos de interesses, como no caso de Pocono. Esporte Interativo seria uma boa 'segunda casa' para a Indy no Brasil. Também acho que a Band deveria dividir a transmissão das 500 Milhas com outra emissora grande, que se interessasse em transmitir apenas essa etapa em conjunto ou mais algumas como Pocono, Fontana, Anhembi, Long Beach. Está na hora das emissoras partilharem eventos automobilísticos entre si de maneira mais constante, como fazem tão tranquilamente com o futebol brasileiro e internacional.

terça-feira, 2 de julho de 2013

The Insulina Boy



MOMENTO 1 - Charlie Kimball (#83 da Ganassi) contra Will Power (carro #12 da Penske) GP de Barber 2013


MOMENTO 2 - Charlie Kimball contra Tagliani (carro #98 da Barracuda) em Long Beach 2013 [Aguardem o replay depois do pit do Franchitti]
ASSISTA CLICANDO AQUI


MOMENTO 3 - Charlie Kimball contra a barreira de pneus de Long Beach [ao tentar descontar uma volta que tinha atrás do líder Takuma Sato]
ASSISTA CLICANDO AQUI


MOMENTO 4 - Charlie Kimball contra Franchitti em Indianapolis [segundos antes do acidente de Franchitti que deu a vitória para Tony Kanaan]
ASSISTA CLICANDO AQUI


MOMENTO 5Le Grand Finale: Charlie Kimball contra Sato, Hinch e Power em Indianapolis [de tirar o fôlego, sensacional!!!!]
ASSISTA CLICANDO AQUI