quinta-feira, 4 de julho de 2013

Grupo Bandeirantes realmente curte a Indy? Acho que não!



BAND: EMISSORA QUE NÃO GOSTA DA INDY – A pista de Pocono estava fora do calendário desde 1989. É considerada por muitos fãs de corrida como uma pista que faz parte das cinco maravilhas ‘ovais’ do automobilismo americano. Pocono é perigosa, desafiadora, única, criada essencialmente para fazer parte do calendário da Indy sancionada pela USAC em 1971. Pocono foi, é e continuará sendo tudo isso e mais um pouco, porque Pocono é tradição e retorna nesse domingo, dia 7, ao calendário da Indy. Uma prova com esse histórico, com seu inicio previsto para acontecer ao meio-dia do domingo, era o prato perfeito para qualquer emissora brasileira servir na hora do almoço mais familiar da semana do brasileiro que curte automobilismo: Helio Castroneves duelando contra RHR, Marco e Hinchcliffe – o esquadrão da Andretti – pelo título da temporada, e Tony Kanaan lutando para se igualar a Al Unser Sr. e ganhar a Tríplice Coroa (Pocono será a segunda prova da Tríplice Coroa, eis uma de suas relevâncias e um dos motivos para a Bandeirantes não deixar de transmiti-la), além de sonhar também com o bicampeonato já que está na quinta colocação com chances reais de brigar contra Penske e Andrettis. Mas a Bandeirantes, pasmem, a emissora que ganha seus melhores índices de audiência com a Indy (sem contar as médias do futebol, a Indy é um dos programas que dão maior audiência ao grupo Bandeirantes mesmo com a fraquíssima divulgação que o grupo dispensa à promoção da categoria americana em sua programação diária) vai transmitir a Fórmula Truck no horário em que a prova de Pocono estiver acontecendo.

Quando Tony Kanaan venceu em Indianapolis todos esperavam uma cobertura espetacular da Bandeirantes para o feito, mas a emissora resolveu cortar a transmissão para passar um jogo do campeonato Brasileiro que valia tanto quanto uma nota de quatro reais com a cara do Marco Feliciano. Esse pequeno ato, essa simples escolha, deixou claro o quanto o grupo Bandeirantes está interessado na divulgação da Indy e sua temporada para o Brasil. Se com a prova mais importante do ano eles fizeram isso, e com um brasileiro vencendo, imagine o que não fariam com a prova de Pocono. E não é que vão fazer mesmo nesse domingo?

Era uma prova ideal para a Band usar na sua grade, com horário bom, condição na tabela de classificação favorável aos brasileiros, pista extremamente excêntrica, enfim, a prova ideal para ser transmitida. Acabou agora o primeiro dia de treinos em Pocono: Helio ficou em segundo e Tony em quarto, alguém duvida que brigarão pela vitória no domingo? Enfim, mais uma ‘bola fora’ do grupo Bandeirantes, como sempre quando o assunto é Indy. 
 
SUGESTÃO - A Bandeirantes poderia dividir a transmissão da Indy com outra emissora em TV aberta quando não quisessem transmitir determinada etapa por conflitos de interesses, como no caso de Pocono. Esporte Interativo seria uma boa 'segunda casa' para a Indy no Brasil. Também acho que a Band deveria dividir a transmissão das 500 Milhas com outra emissora grande, que se interessasse em transmitir apenas essa etapa em conjunto ou mais algumas como Pocono, Fontana, Anhembi, Long Beach. Está na hora das emissoras partilharem eventos automobilísticos entre si de maneira mais constante, como fazem tão tranquilamente com o futebol brasileiro e internacional.

Um comentário:

  1. A minha sugestão é completamente ao contrário! Nos EUA, um evento esportivo só pode ser passado por um canal, o que faz com que outros canais tenham que procurar outros eventos! Isso da certo pois há vários canais esportivos e até mesmo de TV aberta dispostos a passarem eventos esportivos, o que não há no Brasil! Assim ninguém perde nada! O exemplo foi a prova de Iowa da Indy algumas semanas atrás! Nos EUA, a ESPN cobriu a prova, enquanto a TNT cobriu uma prova da NASCAR! Cada pessoa poderia escolher o que quisesse assistir! E assim deveria ser aqui também, pena que não é! Vemos 3, até 4 canais passando o mesmo jogo de futebol, e nenhum abre espaço para passar outra coisa! Lamentável!

    ResponderExcluir