sábado, 9 de julho de 2016

Newgarden: a futura lenda da IndyCar Series


ROAD AMERICA - Dispensa qualquer texto meu elogiando suas qualidades óbvias como traçado misto ou seu público espetacular e fanático que costuma lotar as dependências do lugar. A corrida da semana retrasada entrou fácil na lista das cinco melhores corridas de todos os tempos da Indy no lendário circuito localizado em Elkhart Lake. E para o piloto mais popular da série, Tony Kanaan, foi uma sublime oportunidade para que ele colocasse pra fora toda sua habilidade de bom piloto também nos circuitos que viram pros dois lados. Foi uma exibição exuberante e com direito a diversas batalhas ríspidas contra Pagenaud e Graham Rahal. Foi um show o que Kanaan proporcionou no último domingo de Junho para seus fãs.


Mas não foi um show superior ao que Josef Newgarden produziu. Quem está acompanhando a temporada 2016 sabe do que houve no oval diabólico do Texas, do acidente grave que fez Newgarden quebrar a clavícula e o pulso do lado direito. Para os seguidores da categoria, só o fato do piloto da ECR não ter morrido no acidente já era suficiente para estampar um sorriso no rosto e fazer os nervos sossegarem um pouco. Particularmente, o até então quarto colocado na tabela de classificação tinha abandonado naquele domingo as chances de disputar ponto a ponto o título da Indy. Tudo havia acabado... só que não!


Por duas semanas, o piloto americano JR. Hildebrand ficou escalado pelo time de Ed Carpenter para correr na etapa de Road America (para a felicidade do Helio, digassi di passage). Até então ninguém sabia informar se Josef retornaria ao cockpit do seu carro de Indy antes do mês de Agosto chegar no calendário. Torcedores do piloto de Nashville já tinham certeza do fim de qualquer chance dele continuar brigando pelo título quando na sexta-feira, de cabelos raspados, o piloto vindo da terra da Nascar apareceu no circuito e entrou no seu azulado carro #21, participando normalmente da primeira sessão de treinos livres. Nascia depois dessa atitude estupidamente insana o projeto de um futuro grande ídolo do automobilismo americano e mundial!!!


"Ah, lá vem o Marinho de novo tagarelar sobre o 'futuro Rick Mears', futuro 'Tom Sneva', futuro 'Rutherford', e blá blá blá" dirá indignado o meu inimigo número dois. Ele até pode estar certo pensando assim, mas não terá como negar o fato de que esse está sendo o grande piloto surgido da Indy Lights nos últimos 10 anos, Josef é a joia bruta que a Indy vem lapidando desde 25/03/2012 e graças aos esforços financeiros da maravilhosa Sarah Fisher, uma verdadeira fanática por esse esporte a motor e que fez o impossível e o improvável para dar a chance do garoto mostrar o talento que de fato possuía.


Newgarden pisou em Elkhart Lake com 13 pinos no ombro e uma placa de titânio, além do pulso também remendado durante uma cirurgia alguns dias depois do acidente no Texas. Ninguém em sã consciência, olhando com os olhos do outro lado do Oceano Atlântico, permitiria um piloto de carros velozes disputar uma corrida completa em Road America com ossos do ombro e do pulso quebrados. Talvez nem seja permitido por lei do esporte um médico autorizar um piloto com ossos quebrados disputar corridas. Muito menos com um dos pulsos quebrados!!!


Mesmo assim o desgraçado vestiu a balaclava, as luvas, e foi classificar o carro da ECR em um modesto 20º lugar. Até aí, diria algum médico indignado com a liberação para Newgarden correr, "deu o esperado, um piloto nessas condições não tem como competir contra pilotos sem fraturas ósseas". Vem o dia da corrida, Newgarden faz uma escalada inimaginável no grid, saí da vigésima posição e em uma sequência de batalhas furiosas contra Montoya e outros consegue um oitavo lugar ao fim da prova. Um TOP 10 que nenhum piloto normal conseguiria alcançar nas condições que estava Newgarden dentro do cockpit.

Batalha contra Montoya, um espetáculo!!!

Existe um cheiro de "desprezo pela própria vida" nessa escolha do Newgarden, essa escolha de correr mesmo quebrado provas duras e difíceis como sempre é em Road America. E qualquer carro de Indy não tem direção hidráulica, então você consegue imaginar o tanto de esforço físico que o corpo precisa fazer e, consequentemente, o tanto de dor que Josef teve que suportar durante 50 voltas em Road America onde temos 14 curvas nos mais variados estilos e direções. Por isso classifico essa proeza de loucura com uma dose de insanidade juvenil!

Que me perdoe a vitória autoritária do Poderoso Will, que já é uma realidade na Indy (sempre correndo de Penske a maior parte do tempo, digo de passagem) e que me perdoe mais ainda o brilhante Tony Kanaan, que há tempos não fazia uma grande corrida em circuitos mistos e que teve em Road America uma das mais belas atuações de veterano quarentão na Indy na Era DW12. Porém, o destaque em Elkhart Lake foi a imprudente futura lenda da Indy, o tal de Josef Newgarden!






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