INTRODUÇÃO - A corrida que vimos no sábado foi
similar, em certos aspectos, à trágica Era da IRL, quando o Pack
racing apavorava uma geração inteira de indyanistas criados a base de ovomaltine e desacostumados com corridas
decididas por milésimos de segundos. Dessa vez, foi mais trágico
devido ao fato da prova, no geral, não ter sido inteiramente em formato de Pack racing. Mas, no fim, graças a uma
amarela e aos pneus novos, os poucos presentes nas arquibancadas do TMS vivenciaram algo que
jamais teriam esperado ou desejado ver: a loucura e o bizarro de um ‘four
wide’ e um photofinish de 0.008 milésimos em meio às faíscas da demência. Para os indyanistas, uma aventura
real transmitida ao vivo pela TV numa noite de inverno que se tornou o melhor
show da temporada. Os acontecimentos daquele dia guiaram o descobrimento de uma
das mais incríveis corridas nos anais da história norte americana, O Massacre
da Indy-Elétrica no Texas!!
Empolgante, emocionante, eletrizante, FODEROSA: assim podemos classificar a décima quarta etapa do Campeonato da Indy realizada sábado passado na magnífica "Arena dos Gladiadores" do Texas. Com o atual carro, jamais tivemos um final tão apertado como esse entre Hinchcliffe, Graham Rahal, Tony Kanaan e Simon Pagenaud. Não foi uma tradicional prova de pack racing, mas teve momentos de corrida em bloco. O espetacular carro Arrow do Prefeito estava muito melhor acertado do que os demais e James chegou a dar volta em quase todos os concorrentes. Para se ter ideia da superioridade do canadense, em determinado momento, ele abriu 8 segundos do segundo colocado e em oval 8 segundos é uma eternidade. Era uma performance espetacular do carro da SPM que fatalmente seria coroado com uma vitória fácil após as 248 voltas.
Entretanto, Ed Carpenter surpreendeu Dixon dando uma fechada escrota no neozelandês na entrada da primeira dogleg, e uma amarela faltando menos de 20 voltas tornou as coisas mais complicadas para os cardíacos que assistiam a corrida e para quem sofre de ovalfobia. Diferentemente das corridas antigas da IRL em bloco, no Texas, nessa houve muita movimentação entre os ponteiros. Por vezes Tony, por vezes Simon Pagenaud, por vezes Rahal ou Helio buscavam o melhor posicionamento para roubar a liderança do Prefeito. Tivemos toques roda com roda, tivemos faíscas voando na cara dos pilotos, tivemos três carros lado a lado, tivemos quatro carros lado a lado, tivemos um final de corrida com 0.0080 milésimos de diferença entre Rahal (P1) e Hinch (P2).
A batalha final pareceu dirigida por George Miller: intensa, insana, frenética e realista ao máximo. Merecia Oscar caso a Indy concorresse na categoria "Melhor Thriller de Ação" do ano de 2016. Não tem Nascar ou F1 (muhahahahahahaha óbvio que fiz essa citação de brincanagem!) que supere algo desse tipo, até porque todos os pilotos seriam punidos na F1 caso se sucedessem da mesma forma as disputas realizadas por Tony, Graham, Hinch, Simon e Helio. E, contrastando com a grandiosa guerra no asfalto, do lado de lá das grades, as arquibancadas vazias como pano de fundo aumentavam a atmosfera de esporte esquecido, abandonado, marginal, fútil, doentio, sem sentido. "Não seria tão legal se todo mundo gostasse" diria o filósofo da velocidade. Indy a categoria "maldita" por natureza e com orgulho.
Se vai durar mais dois, cinco, dez, quarenta ou cem anos ninguém sabe. Talvez a Indy seja o tesouro perdido que o automobilismo precisa popularizar para se safar de um fim melancólico diante do interesse das gerações futuras. Talvez seja a primeira categoria a sumir do mapa quando todos os interessados em automobilismo desejarem não ver mais corridas perigosas e insanas como essa que o Texas nos proporcionou. A única certeza é que essa foi mais uma obra de arte da Era DW12, o carro feio mais lindo do mundo.
FINAL DA TEMPORADA DE OVAIS
Ao completar as 248 voltas do Texas a Indy encerrou sua temporada nas pistas ovais em 2016. E o "campeão simbólico" das pistas que viram só para a esquerda foi o pequeno mito Newgarden. O garoto de Nashville, mesmo não correndo no oval texano, ficou na primeira posição com 234 pontos. Em segundo, o australiano Poderoso Will com 223 pontos no total. Alex Rossi, muito em função dos 100 pontos em Indianapolis, finalizou em um honroso terceiro lugar com 199 pontos. Veja a classificação completa a seguir:
Tabela de Classificação só das Pistas Ovais (Top 25):
N# | Piloto | PHX | 500 | TXS | IOW | PCN | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1) 21 | - Newgarden | 28 | 111 | 9 | 53 | 33 | 234 | |
2) 12 | - Power | 35 | 73 | 24 | 40 | 51 | 223 | |
3) 98 | - Rossi | 16 | 124 | 19 | 29 | 11 | 199 | |
4) 9 | - Dixon | 53 | 69 | 11 | 36 | 29 | 198 | |
5) 10 | - Kanaan | 32 | 81 | 36 | 26 | 23 | 198 | |
6) 26 | - Munoz | 8 | 115 | 28 | 18 | 26 | 195 | |
7) 5 | - Hinchcliffe | 12 | 95 | 43 | 22 | 20 | 192 | |
8) 22 | - Pagenaud | 40 | 50 | 32 | 34 | 13 | 169 | |
9) 83 | - Kimball | 18 | 78 | 28 | 20 | 15 | 159 | |
10) 11 | - Bourdais | 24 | 59 | 20 | 24 | 31 | 158 | |
11) 15 | - Rahal | 30 | 40 | 51 | 14 | 19 | 154 | |
12) 3 | - Castroneves | 21 | 65 | 31 | 17 | 11 | 145 | |
13) 7 | - Aleshin | 13 | 40 | 14 | 30 | 44 | 141 | |
14) 28 | - Hunter-Reay | 20 | 53 | 18 | 8 | 36 | 135 | |
15) 27 | - Andretti | 17 | 54 | 18 | 16 | 18 | 123 | |
16) 8 | - Chilton | 26 | 42 | 15 | 12 | 17 | 112 | |
17) 2 | - Montoya | 23 | 27 | 22 | 10 | 24 | 106 | |
18) 41 | - Hawksworth | 11 | 31 | 13 | 15 | 16 | 86 | |
19) 14 | - Sato | 15 | 32 | 10 | 19 | 8 | 84 | |
20) 6 | - Hildebrand | 76 | 76 | |||||
21) 20 | - Carpenter | 9 | 24 | 13 | 12 | 9 | 67 | |
22) 18 | - Daly | 14 | 20 | 9 | 9 | 14 | 66 | |
23) 19 | - Chaves | 33 | 16 | 13 | 62 | |||
24) 77 | - Servia | 60 | 60 | |||||
25) 29 | - Bell | 55 | 55 |
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