terça-feira, 16 de julho de 2013

A Rodada Dupla de Toronto


2 in T.O. – A temporada da Indy teve duas provas nesse fim de semana em Toronto. E assistimos a duas corridas distintas com o mesmo vencedor, Scott Dixon. Na primeira corrida, no sábado, emocionantes disputas entre todos os pilotos do grid, do pelotão dianteiro ao intermediário a movimentação e as ultrapassagens foram intensas. Já na corrida do domingo, Dixon passeou, sobrou, massacrou a concorrência. Nem as duas bandeiras amarelas nas 10 voltas finais foram capazes de proporcionar equívocos na condução do coração gelado da Ganassi. Três vitórias nas três últimas etapas deram ao neozelandês a segunda colocação no campeonato e um terrível ar de favorito ao título contra Helio. O que favorece o brasileiro é a constância no TOP 10 em comparação aos diversos deslizes que cometeu Dixon nas etapas de Iowa e São Paulo. No Texas, por exemplo, Scott teve seu pior resultado no ano, um dolorido vigésimo terceiro lugar; o pior resultado de Helio foi um décimo terceiro em Sampa. Por outro lado, Helio ficou seis vezes no TOP 5 enquanto Dixon ficou sete vezes. Outra vantagem do Homem de Gelo é a quantidade de vitórias: foram três vitórias seguidas nessa temporada enquanto Helio só conquistou uma vitória no Texas. O agora terceiro colocado Ryan Hunter-Reay teve um final de semana em Toronto de desempenho ruim, desde Pocono o Caçador não termina entre os 15 primeiros colocados, o que fez a vantagem de Helio para Hunter-Reay aumentar de 9 para 69 pontos em três corridas. Quem antes de Pocono apostaria em Dixon para chegar a Mid-Ohio com chances de roubar a primeira posição de Helio? Incrível reação de Dixon e da Ganassi! Destaque especial dessas duas etapas de Toronto para Bourdais e para Jay Penske com dois TOP 3 para a Dragon Racing.

 
 



TOP 3 – OS CANDIDATOS AO TÍTULO

1º Helio Castroneves =  425 pontos
SPT – 2º
ALA – 3º
LBH – 10º
SÃO – 13º
INDY – 6º
DET – 5º
DET – 8º
TEX – 1º
MIL – 2º
IOW – 8º
POC – 8º
TOR1 – 6º
TOR2 – 2º

2º Scott Dixon =  396 pontos
SPT – 5º
ALA – 2º
LBH – 11º
SÃO – 18º
INDY – 14º
DET – 4º
DET – 4º
TEX – 23º
MIL – 6º
IOW – 16º
POC – 1º
TOR1 – 1º
TOR2 – 1º
  
3º Ryan Hunter-Reay =  356 pontos
SPT – 18º
ALA – 1º
LBH – 24º
SÃO – 11º
INDY – 3º
DET – 2º
DET – 18º
TEX – 2º
MIL – 1º
IOW – 2º
POC – 20º
TOR1 – 18º
TOR2 – 19º

HIPÓTESES POSITIVAS PARA A PENSKE E O HELIO
(Não contarei os pontos extras por pole e por liderança porque são imprevisíveis, só levarei em conta os pontos da corrida.)
E SE O HELIO VENCER E O DIXON FICAR FORA DO TOP 5?
Helio iria para aproximadamente 475 pontos e Dixon (terminando na melhor posição fora do TOP 5, em 6º) iria para aproximadamente 424 pontos. Diferença ficaria em 51 pontos para a etapa de Sonoma. Nesse caso, Helio poderia até terminar em 20º em Sonoma, com o Dixon vencendo, que ainda estaria na liderança.
 
E SE O HELIO VENCER E O DIXON FICAR FORA DO TOP 10?
Helio iria para aproximadamente 475 pontos e Dixon (terminando em décimo primeiro lugar) iria para aproximadamente 415 pontos. Diferença ficaria em 60 pontos para a etapa de Sonoma. Nesse caso, Helio poderia até ser eliminado da etapa de Sonoma que ainda assim chegaria líder em Baltimore.


  HIPÓTESES POSITIVAS PARA DIXON E A GANASSI

E SE O DIXON VENCER E O HELIO FICAR FORA DO TOP 5?
Dixon iria para aproximadamente 446 pontos e Helio (terminando na melhor posição fora do TOP 5, em 6º) iria para 453 pontos. O piloto brasileiro não perderia a liderança, mas Dixon diminuiria a diferença entre os dois para 7 pontos. Nesse caso, a etapa de Sonoma seria muito complicada para Helio e para a Penske.

E SE O DIXON VENCER E O HELIO FICAR FORA DO TOP 10?
Dixon iria para aproximadamente 446 pontos e Helio (terminando em décimo primeiro lugar) chegaria aproximadamente aos 444 pontos. Diferença entre piloto da Penske e piloto da Ganassi ficaria em 2 pontos a favor do time vermelho até a etapa de Sonoma. Nesse caso, essa é a “melhor” entres as piores hipóteses possíveis para o Spider no duelo contra o Homem de Gelo.

TORONTO 2013: CORRIDA 1 COMPLETA


TORONTO 2013: CORRIDA 2 COMPLETA

 

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