sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nas ruas de Detroit com Pagenaud


TRADIÇÃO DAS RUAS - Quem nunca ficou impressionado com a velocidade imprimida e a perícia de guiar entre muros estreitos que um piloto de Indy precisa demonstrar durante eventos em pistas de rua atire a primeira vaia. Pode chorar e dizer que as pistas de rua da Indy são um tremendo lixo, são porcarias montadas por um sádico engenheiro fumante de maconha chamado Tony Cotman, podem até duvidar que uma categoria séria se dedique a correr em asfaltos que despedaçam no meio da corrida como ocorreu há dois anos atrás em Detroit mesmo.

Digam o que quiser, eu aceito, opinião é algo subjetivo, é algo "aceitável" mesmo soando um absurdo para a lógica. Porém, aceitem que: guiar em pista de rua da Indy é tenso e fica pior ainda sendo um tanque da Dallara como é o DW12 e sua tendência em sair demasiadamente de traseira. 

Aos que criticam as ruas das pistas que a Indy corre, e babam ao mesmo tempo o ovo para as estreitas ruas do principado de Mônaco, esse vídeo fodaço!

Assista aqui

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Graham Rahal atrás de Kurt Busch na tabela de classificação


A BATATA JÁ ASSOU - Depois de mais uma 500 Milhas naufragado entre os últimos colocados peguei a minha certeza de que Graham é um piloto fraco e elevei a verdade absoluta. Não tem jeito galera fã de corridas, esse aqui não vai durar muito tempo e logo estará por uma Truck Series da vida tentando refazer sua carreira porque é filho do Bobby Rahal e tem a velocidade no sangue.

Mas o fato de ter menos pontos no Campeonato da Indy que seu companheiro de time Oriol Servià (aliás, esse tem uma corrida a menos que Rahalzinho) e ter menos pontos que Kurt Busch, piloto que disputou apenas as 500 Milhas e terminou na sexta posição, é sinal imediato de que a carreira dele nos monopostos está terminada. 


Will Power tocando bateria em Detroit

DEPOIS DE PERDER A LIDERANÇA - Poderoso Will relaxou antes de iniciar os treinos para a rodada dupla de Detroit tocando bateria. Vídeo postado hoje no Youtube.


domingo, 25 de maio de 2014

1 entre 33: meu favorito para as 500 Milhas de 2014


O CAÇADOR DO ANEL - Poucos falam antes dessa 98º edição das 500 Milhas do favoritismo de um dos melhores - senão "O" melhor - pilotos do grid atual da Indy e, consequentemente, do automobilismo americano em geral. Conhecido lá nos EUA como Ryan Hunter-Reay, e conhecido entre nós indyanistas do terceiro mundo simplesmente como "Caçador", esse é o meu favorito para vencer a prova mais famosa do mundo e, enfim, quebrar a maldição americana de não vencer no berço da velocidade extrema desde 2006 quando Sam Hornish Jr. bateu Marco Andretti na linha de chegada, com menos de um carro de diferença. 

Mas qual seria a razão para selecionar entre 33 pilotos experientes e inexperientes em Indianapolis justamente o Caçador? Por quê não Pagenaud e seu capacete sennista? Por quê não uma das três Penskes guiadas por três pilotos do mais alto gabarito para vencer uma prova de 500 Milhas? Por quê não o esquadrão da Ganassi que conta com dois especialistas em ovais, TK e Kiwi-boy? Por quê não um surpreendente Josef Newgarden bebendo leite no carro da Sarah? Por quê não Tião Bourdais que assim recuperaria toda sua glória como grande piloto que foi há alguns anos atrás? Por quê não o pequeno "Rei" Sage Karam (futuro Rick Mears, né Matheus? rsrs) vencendo e entrando para a história como um rookie campeão? Por quê não apostar tudo no pole Ed Carpenter e seu carro-cachaça super rápido em ovais quando está sob sua direção? Por quê devemos acreditar justamente em Hunter-Reay se ele larga lá atrás, na décima nona posição?

Segundo minha bola de cristal, você deve acreditar numa vitória do Caçador porque é esse o piloto ascendente entre os concorrentes do grid, seus resultados (exceto Long Beach) demonstram que o momento é dele, além de ser o maior vencedor em pistas ovais com esse chassi DW12. Entre os pilotos da Andretti, é o mais talentoso com sobras. Entre os mais talentosos do grid da Indy é ele com mais constância nos resultados positivos em pistas ovais. Ano passado ele lutou pela vitória nas 500 Milhas e esse ano ele acertará a mira e conquistará o anel sagrado dos campeões!


Outra razão para acreditar nessa pré-visão do carro amarelo contornando a curva 4, com todo cuidado, com todo carinho, na ponta dos dedos, amarelão apontando na reta da vitória, coração batendo forte, esposa chorando nos pits com o filho loirinho nos braços, é que eu apostei nele no Bolão do nosso grupo de Indyanistas no Face e eu sou o líder, preciso desses pontos! 

Sabe de nada inocente! Go Go Go Caçador!

Uma ótima 500 Milhas para vocês, indyanistas do mundo e que vença o melhor (no caso, o Caçador!).

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Final da Indy Lights: Gabby Chaves (vermelho) contra Matt Brabham (azul)


QUE FINAL ABSURDO! - A corrida foi emocionante do começo ao fim, para quem sabe apreciar um bom duelo por vácuos e ultrapassagens. O brasileiro Luiz Razia largou na pole, porém logo sentiu dificuldades para manter a primeira posição duelando com pilotos muito mais experientes que ele em corridas de oval, ainda mais usando exatamente esse chassi.

Brabham, Veach e Chaves então iniciaram um duelo constante pela vitória. Até que faltando 7 voltas o neto do tricampeão de Fórmula 1 assumiu a primeira posição e começou a defender como um maestro cada uma das investidas de Veach ou Chaves. 

Quando abriram a última volta e receberam a bandeira branca não havia mais vantagem visível entre Matt e os demais. Quando chegaram na curva 4 Chaves colou no carro azul de Brabham e faltando 200 metros da linha de chegada Gabby colocou seu carro lado a lado ao de Matt, proporcionando esse final que está imortalizado nessa imagem paralisada printada por o querido indyanista Tiago Matos. Meu coração bateu forte e foi emocionante a disputa, torci por Brabham porque o acompanho desde a USF2000, porque seria legal ele vencer em um lugar onde seu avô significa tanto, seria uma bela homenagem ao legado da Família Brabham, mas Chaves mereceu com grande louvor a vitória. 

Poderia dar empate, não é? Mas o destino foi cruel contra o piloto que escolhi. 

Mais um final épico da Lights


Razia é pole da Freedom 100 em Indianapolis


MAIS UM FEITO EM INDIANAPOLIS - Não bastasse ter marcado seu nome na categoria de acesso a Indy ao vencer uma prova da rodada dupla no misto de Indianapolis, agora o baiano marca mais uma vez seu nome na tradicional pista dos Estados Unidos: Razia será o pole da Freedom 100, a prova preliminar das 500 Milhas de Indianapolis. Acho que você encontrou seu caminho no automobilismo, moleque! GO GO GO Razia!

CLIQUE AQUI 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Como entender melhor as velocidades em Indianapolis?


ESSA É PARA VOCÊ - Que nunca entendeu porcaria nenhuma do lance de velocidade em milhas e nunca teve um blogueiro vagal o suficiente para converter para você e ainda produzir uma tabelinha para auxiliar sua curiosidade. 

E para completar, darei o link do site de conversão para você, caro indyanista menos preguiçoso: converta MILHAS POR QUILÔMETROS aqui

Pagenaud usará capacete em homenagem a Ayrton Senna nas 500 Milhas de Indianapolis


DE FÃ PARA ÍDOLO - Será muito estranho, e ao mesmo tempo fantástico, observar no grid desse ano das 500 Milhas de Indianapolis um capacete amarelo similar a pintura daquele que um dia foi aposentado das pistas antes mesmo que seu dono conseguisse participar de alguma edição da prova mais famosa do mundo da velocidade extrema. Ayrton Senna chegou a testar o Penske de Fittipaldi e quase se inscreveu para as 500 Milhas de 1993, mas o nosso sonho de ver o piloto brasileiro guiando no templo da velocidade ao lado de Emerson e Nelson não saiu do papel.

Helio, Sapo, Tony e Gil

Agora o piloto francês de Fórmula Indy Simon Pagenaud, que ao invés de ser fã de Alain Prost é um declarado fã de carteirinha de Ayrton Senna, homenageará o mito das pistas da F1 usando a mesma pintura que Senna usava em seu capacete, durante a prova mais famosa do automobilismo desse ano. Independentemente da nacionalidade, o poder de fascínio que Senna produz em quem assistia suas proezas no asfalto atravessou as fronteiras do tempo e das gerações e fica até hoje marcado a ferro e fogo na memória de qualquer um. Parabéns pela homenagem, caro "Sapo".


"Ayrton Senna foi a inspiração para toda a minha vida, se eu estou em um carro de corrida ou não", disse Pagenaud ao site da Indy, cujo o capacete misturará o desenho amarelo/verde de Senna com o seu esquema tradicional em vermelho. "Ele [Senna] era meu herói quando criança, meu modelo quando era adolescente e meu exemplo como um piloto de corridas e como ser humano."


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mario Kart no GP de Indianapolis


PAU COMEU! - Muita pancadaria na etapa da terceira divisão da Indy, a Pro Mazda - categoria anterior a Indy Lights -, no GP de Indianapolis. Aqui temos um vídeo criado pelo piloto Neil Alberico e que ficou sensacional! Fãs de game do passado entenderão!

domingo, 11 de maio de 2014

A vitória do Sapo no Templo onde a Morte amolou sua foice


NA BRIGA PELO TÍTULO - Simon Pagenaud, ou simplesmente "The Frog", sempre me chamou atenção pelos resultados que conseguia conquistar em times pequenos. Ele costumava há 4 anos atrás fazer esporadicamente a Indy, ainda com o chassi velho. Quando esse chassi novo foi adotado pela categoria americana que corre em ovais, então o Sapo saltou de nível diante dos demais competidores. Hoje é com certeza um dos três melhores pilotos do grid da Indy e um dos mais versáteis pilotos do automobilismo moderno, sujeito capaz de sair de um DW12, pegar um carro totalmente diferente e vencer uma etapa de rally na terra do Marquês de Sade. Talvez o grande defeito dele seja apenas um: os temidos ovais americanos. Ali é onde o Sapo não consegue ter uma desenvoltura similar àquela que vemos quando ele saltita por ruas e autódromos.

Ontem em Indianapolis, durante uma agressiva corrida onde a foice da Morte parecia querer sangue jovem no traçado misto, Pagenaud conquistou sua terceira vitória na Indy e entrou definitivamente para a lista dos pilotos favoritos a conquistar o título de 2014. "Eu quero dizer 'obrigado' à minha equipe. Tenho certeza que sozinho eu não teria feito isso hoje. Eles foram capazes de me dar um carro com um acerto muito bom por todo fim de semana. Como todos puderam ver estivemos rápidos em todas as sessões de treinos. Tinha certeza que saindo em quarto teria uma chance de lutar pela vitória". Meu bolão agradece querido Simon!

Melhores momentos da prova

Outro destaque do dia foi o time de Sam Schmidt: venceu na Indy com Pagenaud e venceu com o brasileiro Luiz Razia na Indy Lights. Sam Schmidt foi visto fazendo ‘zerinhos’ com sua cadeira de roda onde no estacionamento do IMS. "Duas vitórias em um mesmo dia é muito bom", disse Schmidt a ESPN.com. "Se eu fosse inteligente, eu aposentava hoje! E Simon vai ser forte também nas 500 Milhas, ele está realmente em um ótimo momento", finalizou o empolgado Sam.

Entretanto, nem tudo foi euforia em Indianapolis. Por três vezes a Morte acariciou o rosto dos nossos adorados pilotos:

1) Pancada violentíssima na largada

2) Martin Plowman e Franck Montagny

3) Hinch, O Prefeito, recebendo pancada
de detrito no capacete

A próxima etapa da Indy é as 500 Milhas, o maior espetáculo da Terra!

P.S.: Recado do Sapo para o povo francês

sábado, 10 de maio de 2014

Razia faz história na Indy Lights e vence no misto de Indianapolis


DE PONTA A PONTA - Batalha magistral na corrida 2 da Indy Lights no misto de Indianapolis entre Jack Harvey e o brasileiro Luiz Razia. A diferença entre o primeiro e o segundo foi de 0.3170, sendo a diferença do primeiro (Razia) de pouco mais de 4 segundos para o quarto (Brabham). Resumindo: chegaram grudados!

Essa foi a primeira vitória de Razia que consegue assim marcar com sua primeira vitória a história do Brasil no templo da velocidade. 

A perspectiva definitiva para uma câmera onboard


TÁQUEOPARIL! - Pare de dar show Verizon Indycar Series, por favor! Outrora pirávamos com as câmeras onboard "por dentro do capacete" que o Paul Tracy usava nas corridas. Dava para ver o trabalho quase que completo do piloto ali dentro do seu pequeno "escritório veloz". Contudo, a visão do que acontecia em volta do carro ficava um tanto comprometida. Daí esse ano Marshall Pruett da revista RACER começou a produzir vídeos espetaculares em parceria com o piloto Simon Pagenaud. E isso rendeu posteriormente uma parceria com a própria Verizon Indycar para St. Pete e Long Beach.


E agora temos essa preciosidade de volta onboard no misto de Indianapolis usando Google Glass. Essa talvez seja a melhor forma de câmera onboard para a categoria americana investir futuramente. É algo muito inovador para atrair fãs de uma geração que adora ver tudo a partir da primeira pessoa na experiência!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Saavedra faz história em Indianapolis

EXCÊNTRICA POLE - Ninguém esperava, Leonel Mattera muito menos (PARA RIR), que o Tião colombiano da KV driblasse 23 carros mais o companheiro de equipe Tião Bourdais e marcasse a pole do primeiro GP de Indianapolis. Moleque fez história, mesmo que nunca mais faça nada, toda vez que alguém citar esse GP da Indycar no misto de Indianapolis terá que citar o feito de Saavedra. Apesar das condições adversas do tempo, o colombiano foi eficiente debaixo de muita chuva diante de pilotos renomados como Pagenaud, Poderoso Will - exímio piloto de mistos e rua, mestre em marcar poles nesses dois tipos de traçados -, Dixon que é o atual tricampeão da categoria e o surpreendente Capitão Jack, que só não foi pole porque brilhou mais a habilidade do Tião que fala português muito bem porque morou aqui no Brasil.

Das surpresas mais surpreendentes que poderiam acontecer no primeiro Grand Prix de Indianapolis, com certeza, Saavedra na pole é a mais surpreendente de todas!

Entretanto, deixo um alerta: Saavedra costuma largar muito mal quando a Indy adota largada parada. Ser pole de uma corrida desse nível requer uma responsabilidade diante de todos no grid e torço para que Saavedra erre muito pouco para não pôr em risco principalmente sua saúde. Minha torcida será para o Pagenaud, porque usei ele no Bolão do Grupo da Indy no Face e porque esse francês é terrivelmente bom nesse misto de Indianapolis. Ele é o favoritaço da prova. Anote Leonel, Anote!!rsrs

Saavedra manda recado 
para quem duvidava do seu talento
Clique aqui para assistir no Youtube


Melhores momentos da qualificação 
para o GP de Indianapolis

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Carro do Helio para as 500 Milhas de Indianapolis

DE VOLTA AOS ANOS 80 - Helio Castroneves anunciou hoje a pintura do seu carro para as 500 Milhas. Para surpresa de todo mundo e alegria geral da nação indyanista a pintura é uma homenagem ao clássico modelo da PENNZOIL dos anos 80. Simplesmente emocionante! Tem como não torcer para essa obra de arte? Rick Mears vem a mente na hora!

Vídeo da apresentação do carro

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A arte do Pit Stop em Indianapolis


MAIS UM... - A direção de marketing da Indy parece ter entendido que precisa exibir de modo mais explícito as habilidades e manobras dos pilotos de outra forma para a nova geração da internet e, por isso, lança mão mais uma vez de um artifício capaz de levar o fã da Indy (e de automobilismo em geral) para dentro da pista: são vários vídeos lançados nos últimos dois meses com ângulos de câmera em primeira pessoa que proporcionam uma nova perspectiva a partir de dentro do cockpit do Dw12. 

Dessa feita, usando a equipe da Rahal e o piloto Graham, eles colocaram uma câmera semelhante aquela que Paul Tracy costumava utilizar na época da CART, próximo a viseira. Além disso, temos o trabalho dos mecânicos durante a parada do pit stop utilizando também câmeras especiais nos capacetes enquanto fazem a troca dos pneus. Ao indyanista que curte isso, clique, abra a cerveja para se divertir! 

A Arte do Pit Stop em Indianapolis

terça-feira, 6 de maio de 2014

Volta onboard com Pagenaud no misto de Indianapolis


ACELERA SAPO! - Carona com o francês Simon Pagenaud para conhecer o misto de Indianapolis. A corrida acontece neste sábado, dia 10, com largada parada e a expectativa de 40 mil espectadores presentes. Quinta-feira os treinos livres se iniciam e sexta-feira é o dia da formação do grid de largada.