sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NOS TEMPOS DA IRL: O grid das 500 Milhas de 2011


NONAGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO - Da mais tradicional corrida de automóveis do mundo. As 500 Milhas desse ano foi vencida por Dan "Coração de Leão" Wheldon (sua segunda conquista em Indiana, a primeira havia sido em 2005) e, infelizmente, foi a última vitória de sua carreira. Alex "cara de cafetão" Tagliani conquistou a pole position.
O jovem rookie americano Hildebrand herdou de Bertrand Baguette a liderança da corrida quando o belga teve que reabastecer restando três voltas para o fim. Na última volta, quando saiu da curva 3, Hildebrand abriu demais para ultrapassar Charlie "Insulina Boy" Kimball e deslizou direto para a parte suja da pista sendo assim jogado no muro faltando poucos metros para a linha de chegada. 
Mesmo com o carro destruído, com duas rodas arrebentadas, Hildebrand permaneceu com o pé cravado no acelerador tentando, mesmo nessas condições adversas e absurdas, a vitória. No entanto, faltando menos de 500 metros para ele conseguir a façanha, que seria sem dúvida a mais marcante da história do automobilismo recente, Wheldon apareceu rasgando o ar com velocidade suficiente para ultrapassar o rookie americano e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar! 
Hildebrand, por sua vez, escorregou por toda reta e ainda conseguiu o segundo posto. Quatro meses depois dessa glória, Coração de Leão morria em Las Vegas, durante um dos mais catastróficos acidentes da história da Indy. Por coincidência, Dan morreu dentro do carro que Tagliani havia feito a pole das 500 Milhas.
Essa foi também a despedida do velho chassi IR05 e do motor V8 Honda aspirado de Indianapolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário