sexta-feira, 28 de agosto de 2015

500 Milhas de Pocono na sala de troféus do Caçador


AS 500 MILHAS DO TRIÂNGULO TRAIÇOEIRO - Fechou com chave de ouro a disputa da tríplice coroa de 2015, no quesito "qualidade de corrida". Mas Justin morreu em decorrência de um acidente ocorrido na prova e isso que contará quando alguém se lembrar, no futuro, dessa corrida fatídica. Não será lembrada por muitos fãs como a prova das mais de trinta mudanças de liderança (superando a corrida inaugural em Pocono de 1970), também não serão lembradas as grandes disputas (quatro, cinco, seis, até sete carros lado a lado!!!) durante mais de 180 voltas em velocidades absurdas dentro do oval triangular; na memória coletiva dos fãs da Indy, a Pocono500 de 2015 será sempre a edição em que Wilson perdeu a vida. 


Desde o momento inicial da corrida, quando Newgarden assumiu a ponta, até o momento trágico, quando Sage Karam perdeu o controle do seu Ganassi #8, bateu no muro a mais de 350 km/h e o bico do seu carro colidiu com o capacete de Justin, essa foi uma das maiores e mais divertidas corridas em Pocono de todos os tempos. 

Vários pilotos fortes nas pistas ovais bateram sozinho durante essas 500 Milhas. Assim foi com Helio, que havia largado na pole, assim foi com Tony e assim foi com Marco Andretti, pilotos que dificilmente batem em ovais. Mas nesse dia, o triângulo estava muito traiçoeiro! Graham também foi vítima de uma dessas travessuras da pista excêntrica, e durante uma tentativa frustrada/frustrante de ultrapassagem de Vautier (do time da Dale Coyne) ele foi levado ao muro pelo francês. Só não saiu porrada entre os dois porque o pessoal do resgate pôs panos quentes e acalmou o ânimo do "baixinho" Rahal. Enquanto isso, Montoya sorria diabolicamente dentro do seu Penske: um concorrente ficando no meio de uma prova de 500 Milhas era tudo que o colombiano pediu a Padim Ciço da Colômbia!!!


Montoya demonstrou muita habilidade na hora de atacar e defender as linhas que escolhia durante várias disputas contra seus concorrentes diretos e indiretos. Diferente do que escolheu fazer Graham, Montoya quando a situação na corrida exigia uma ação 'mais' ou 'menos' agressiva sabia como e onde 'forçar pra cima' ou 'deixar passar' algum carro. É aquela tal da experiência e tranquilidade do veterano que sabe planejar a 350km/h estratégias para sua corrida e para seu campeonato. Graham não teve essa "bagagem" e deixou Pocono 34 pontos atrás de Juan Pablo. Só um milagre tira o título do colombiano.

CORRIDA COMPLETA - PARTE 1

Sage Karam e Gabby Chaves estiveram entre os ponteiros nas 100 voltas da parte final da prova e com atuações arrojadas deixaram esse fã da Indy ansioso para ver a próxima geração assumindo os mais importantes cockpits da categoria. Uma pena que não tenham completado a prova, mereciam TOP 5 com louvor, principalmente Chaves que teve um dia para não se esquecer dentro da BHA.

CORRIDA COMPLETA - PARTE 2

No fim, Caçador, com atuação agressiva e eficiente, com direito a dar em Chaves o mesmo "drible" que deu em Helio durante a Indy500 de 2014, levou sua segunda vitória (com sabor amargo, é óbvio) em prova de 500 milhas, é a nona vitória de Ryan em oval, a décima sexta de sua carreira igualando-se assim a Dan Wheldon na trigésima colocação dos pilotos mais vitoriosos da Indy em todos os tempos. É ou não é o melhor piloto americano do grid atual?

Uma pena o motor estourado de Chaves, o final dessa prova seria sem dúvidas uma das mais épicas disputas entre Hunter-Reay, Newgarden (outro destaque absoluto da corrida) e Montoya. Triste para nós, foytistas, que Sato não teve condições para brigar pela vitória numa relargada. 

CORRIDA COMPLETA - PARTE 3

E infelizmente para nós, "poconistas", uma corrida recheada com todos os ingredientes necessários para ser considera um "clássico" da categoria e colocada ao lado das 500 milhas de Indianapolis, ou mesmo da espetacular 500 Milhas de Fontana, acabará para sempre marcada pelo lado negativo. E muitos já suspeitam que Pocono não retornará pro ano que vem devido a morte de Justin. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário