segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A importância da permanência de Pocono no calendário


SE CLAUSON - Não tivesse morrido a principal notícia do mundo indyanista teria sido a renovação de contrato da pista de Pocono com os administradores da Indycar Series. O Triângulo Traiçoeiro corria sérios riscos de sair do calendário de 2017, sendo que o oval assimétrico de Gateway já era cotado como substituto da corrida de Long Pond.


Mas os Deuses da Velocidade Extrema mandaram forças sobrenaturais para que Jay Frye conseguisse sucesso na negociação e, como que num milagre mercantilista, Igdalsky (administrador de Pocono) e os dirigentes da Indy acabaram renovando por mais dois anos a realização das 500 Milhas de Pocono. Depois de Indianapolis esse é o oval que mais admiro nos Estados Unidos da América, principalmente pela excentricidade absurda do seu formato. As três curvas são "homenagens asfálticas" para: Curva 1 é baseada no antigo oval de Trenton e tem 14 graus de inclinação; Curva 2 é similar as curvas de Indianapolis com 9 graus de inclinação, e a Curva 3 é análoga ao que encontra-se no oval curto de Milwaukee. Um Frankstein com 2.5 milhas de extensão!


Com essa pista oval garantida para o calendário 2017, a Indy agora trabalha seus esforços para acrescentar Gateway e assim ter sete pistas que viram só para a esquerda. Talvez o acréscimo do oval de Fontana para ser palco da final do Campeonato também possa acontecer, dependendo muito, é claro, do talento para negociar que o "menino" Jay Frye parece possuir. Em todo caso, vale ressaltar, Fontana é um caso muito complicado. Entretanto, esse é um Frye que deu certo - assistidores do desenho "Futurama" entenderão a referência! Fontana e Gateway entrando no calendário de 2017 e a galera brasileira que curte a Indy precisa fazer uma romaria até a Meca Indyânica e abraçar pessoalmente nosso amigo Frye.

Para as 500 Milhas de Pocono desse ano minha aposta para a vitória é no #21 da ECR, porém nunca descarto a presença de Hunter-Reay no TOP 3 em Long Pond. Caçador nos ovais curtos, médios e longos é só o maior vencedor usando o Dw12, portanto, olho nele. Na briga pelo título da Fórmula Penske, Power tem melhorado muito seus resultados em ovais longos e, na minha, visão é favorito para ficar na frente do líder Pagenaud, que em ovais longos costuma ser mediano e nada mais. 


Não me surpreenderia caso o Russo Louco ou o Prefeito fizessem uma grande prova e terminassem entre os primeiros da corrida. Esse final de semana promete, PoSHOWno vem aí!!! 

Montoya numa volta onboard em Pocono
com velocidade e troca de marchas pra acompanhar!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário