segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Agora quem dá bola é o Power


COM AS DUAS MÃOS NO TÍTULO – Ontem à tarde, enquanto o meu Santos querido era massacrado no gramado do Mineirão pelo Cruzeiro, no oval centenário de Milwaukee um australiano varreu a concorrência pra debaixo do tapete, calou um bloguista pessimista que pôs em dúvida a sua capacidade de vencer em ovais e ainda cravou uma vantagem de 39 pontos para o segundo colocado, o brasileiro Helio Castroneves - restando apenas duas etapas. Já a distância de Will para o terceiro ficou ainda maior: Pagenaud está agora a 92 pontos do líder absoluto da Indy em 2014. O título é questão de tempo, portanto. 


Para os fãs de Helio - que nunca comemoraram um título dele na Indy (e os fãs de automobilismo que torcem para quem é brasileiro e não comemoram um brasileiro campeão da categoria desde Tony Kanaan em 2004) – a corrida de Milwaukee foi um duro golpe nas pretensões tupiniquins pelo título. Para quem havia chegado em Mid-Ohio 13 pontos a frente do Poderoso Will, partir para Sonoma com 39 pontos de desvantagem é muita crueldade. Ainda mais se você comparar os resultados de Helio e Power nesse traçado.

Melhores momentos da corrida
de Milwaukee
 

Desde quando Power passou a disputar a corrida de Sonoma os resultados dele foram sempre superiores aos de Helio. Veja:

2008
POWER – 25º
HELIO – 1º

2009
HELIO – 18º

2010
POWER – 1º
HELIO – 5º

2011
POWER – 1º
HELIO – 2º

2012
POWER – 2º
HELIO – 6º

2013
POWER – 1º
HELIO – 7º


A diferença entre eles, nessa pista, usando o mesmo equipamento e defendendo o mesmo time, é grande. Três vitórias para o australiano em seis anos correndo no traçado sinuoso da Califórnia, e o pior resultado do Poderoso Will em Sonoma foi um vigésimo quinto lugar, justamente no seu primeiro ano de IRL, época de adaptação ao carro inclusive. Em contrapartida, Helio tem só uma vitória em Sonoma (2008) nos últimos 9 anos. Sabendo que por ser Power especialista em Sonoma, e que agora o australiano melhorou o rendimento nos ovais, a missão de conquistar o título é quase impossível para Castroneves. Para piorar a perspectiva otimista dos brasileiros, Poderoso Will é o último vencedor das 500 Milhas de Fontana, batendo o especialista dos ovais, Ed Carpenter. Helio, por sua vez, jamais venceu em Fontana!


Por isso, meu caro amigo indyanista fã do número #12 da Penske, é hora de cantar o hino da vitória tradicional em Toowoomba:

"Power, Power, Hooooowwwwww!!!

Agora quem dá bola é o Power,
Power é o novo campeão,
Glorioso Dallara penskeano
Campeão absoluto desse ano!

Will, Will, Poooower!

Power sempre Power,
Dentro ou fora do macacão.
Guie onde guiar,
És o leão da Indycar.
Salve o novo campeão!"

E quem não gostou... hahahahaha

 Veja as estatísticas da carreira do Poderoso Will na Indy

Nenhum comentário:

Postar um comentário