segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Poderoso Will: para o infinito e avante!


120 MINUTOS DE SONOMA - Tudo que podia dar errado para o brasileiro Helio Castroneves deu na penúltima etapa do campeonato da Indy 2014. A vantagem de Power que era de 39 pontos subiu ainda mais - como previsto por esse que vos fala - e agora Will está 51 pontos a frente de Helio. Caso as 500 Milhas de Fontana tivessem pontuação normal Will precisaria apenas entrar na pista no próximo sábado para se sagrar campeão. Porém, lembrem-se: a pontuação de todas as 3 provas de 500 Milhas valem o dobro este ano, motivo pelo qual até Pagenaud tem chances matemáticas de ganhar o campeonato. 

Entretanto, a realidade é mais dura do que nossos desejos mais otimistas e a verdade é que mais um vice se aproxima para Helio Castroneves, o quarto de sua carreira, e é bom ele ficar de olho no terceiro colocado, o francês bom de braço que está apenas 30 pontos do brasileiro na tabela. Sorte que Pagenaud em ovais ainda está bem aquém dos demais postulantes ao título. Power foi o vencedor das 500 Milhas de Fontana ano passado e precisa apenas terminar em sétimo lugar para se sagrar campeão da temporada independentemente do resultado alheio. Dessa forma, é chegada a hora do tão aguardado título do piloto australiano depois de três vices seguidos!

Indy Rivals: onde a porrada come!

Mark Miles tomando um banho gelado

Sobre a prova desse domingo em Sonoma, que praticamente poucas pessoas no Brasil puderam acompanhar, o que posso dizer é que eu adoro Sonoma e nunca escondi que dos mistos no calendário da Indy é aquele que mais curto assistir ao lado de Barber. Tem poucas ultrapassagens? Sim, tem. Às vezes a corrida fica monótona? Sim, fica. Mas eu sempre penso que se fosse Laguna Seca ou Portland também poderiam ficar assim, como já ficaram algumas vezes no passado em corridas da CART e o Youtube está aí pra você, que duvida do que falo, provar se falo mentira ou sou aqui realmente sincero com a verdade.

Detalhe excêntrico da corrida de ontem: diversos carros cruzando a linha de chegada e parando poucos metros a frente por falta de combustível. Meus destaques pessoais da corrida foram: Sato levando o time da Foyt a um honroso quarto lugar em um fim de semana que aparentemente daria tudo errado para o time mais velho da Indy; Rahalzinho conseguindo dominar a corrida na parte final e dando de bandeja a vitória para o Mestre em poupar combustível, o Kiwi; Tony Kanaan sendo prejudicado por uma péssima estratégia da Ganassi depois de andar 80% da corrida no TOP 5 e com chances reais de vencer; Power jogando a chance de ser campeão antecipado após rodar sozinho quando os pneus pretos ainda estavam esquentando, no harpin, e permitiu assim que o azarado Helio tivesse uma sobrevida até Fontana. Pagenaud e Hunter-Reay merecem ser mencionados também pela bela corrida que fizeram e a boa estratégia que forjaram com seus times, principalmente o francês que chegou a andar entre os últimos.
  
Melhores momentos de Sonoma

Para a decisão do campeonato só um milagre dará a Helio ou Pagenaud o título, e esse milagre tem receita: Will Power não completar a prova ou ter milhares de problemas que prejudiquem seu rendimento no veloz oval californiano. Se Poderoso Will terminar em oitavo e o brasileiro vencer, então Helio será campeão. Impossível? Não, não é. Difícil? Sim, quase impossível mesmo. 

Aguardemos com ansiedade monstruosa a noite de sábado: ou para coroar o primeiro título de Power ou para comemorar o primeiro título de Helio. A certeza é que Fontana será o lugar ideal para um fim de Campeonato emocionante. Preparem seus corações, eles sofrerão sábado à noite! 

Helio tentando dar um "mata-leão" 
em Power antes da prova de Sonoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário