quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Leitura profética da maldição penskeana no Reino da Indy


FECHAM-SE AS CORTINAS DE MID-OHIO - E o Helio não conseguiu manter-se na frente do Poderoso Will na luta pelo seu título inédito na Indy. A diferença entre os dois, que antes da prova de Mid-Ohio era de 13 pontos a favor do brasileiro, agora está em quatro pontos a favor do australiano. Helio terminou numa péssima décima nona posição, após sofrer problema com o acelerador do seu carro, enquanto Poderoso Will foi sexto colocado. Esse foi o terceiro resultado abaixo do TOP 10 no campeonato de Helio. Will também tem três resultados abaixo do décimo lugar, com a diferença que conseguiu dois 14º enquanto Helio teve esse 19º de Mid-Ohio e outro que foi o 21º em Houston Corrida 2 - algo bem ruim dentro de uma competição tão acirrada como é a Indy esse ano. Outro fator favorável a Power: ele tem duas vitórias e Helio tem apenas uma no campeonato. E, invariavelmente, na Indy, quem consegue um bom número de vitórias acaba se sagrando campeão.


Aqui estão dois pilotos, companheiros de equipe, lutando por um inédito título para suas carreiras - e a tão sonhada quebra do jejum do time Penske que não comemora um título desde Sam Hornish Jr. em 2006. De um lado o tricampeão das 500 Milhas de Indianapolis, mas que jamais foi o melhor piloto da temporada. De outro o australiano Will Power, tri-vice campeão da Indy de forma consecutiva, que sempre vacilou nas últimas etapas. E se fosse para você apostar? Power ou Helio? Teria um terceiro concorrente ao caneco?

Eu direi que sim, existe e ele está a 63 pontos do líder australiano. Seu país? Estados Unidos e ele inclusive já foi campeão do campeonato da Indy, faturou as 500 Milhas em uma das mais fantásticas disputas na pista sagrada e atualmente é o principal piloto da única equipe grande a trabalhar com a Honda na Indy. Seu nome é Ryan, seu apelido: CAÇADOR!


Em Mid-Ohio Caçador marcou o décimo lugar, errou sozinho em uma das sinuosas curvas do circuito, mas tem uma vantagem significativa diante de Helio e Power: tal como ocorre em Iowa com o Dw12, o time Andretti costuma levar vantagem em Milwaukee sobre os demais times, sendo justamente o Caçador aquele que melhor desempenho tem nesse oval centenário. Em 2012, Ryan fez a volta mais rápida durante a corrida, liderou o maior número de voltas e ainda venceu a etapa. Em 2013, Sato foi o único que conseguiu ficar a frente do Caçador em um dos quesitos da prova (volta mais rápida), porque novamente o piloto da Andretti liderou o maior número de voltas e de novo ganhou a corrida. Quem é o favorito então para o dia 17 de Agosto? Hum?


Não acredito em maldições, em vudu, macumba, feitiçaria, mas se amigo eu fosse do mister Roger Penske chamava algum pai-de-santo para abençoar os carangos do time. Da mesma forma que o Helio no ano passado conseguiu ser o único azarado a perder a caixa-de-câmbio em Houston devido as ondulações monstruosas da pista, dando de bandeja a arrancada magistral de Dixon para seu tricampeonato, nada impedirá as forças diabólicas do Mal de fazer Helio e Power se enroscarem ou em Milwaukee ou em Fontana, deixando assim a vaca devidamente no brejo da Andretti.


Para Helio o problema é ainda maior que o de Power. Ele carrega consigo toda a expectativa e a cobrança dos torcedores criados para amar apenas o "campeão com a nossa nacionalidade", que não foram educados devidamente para admirar qualquer um, de qualquer nacionalidade, que de alguma forma o espectador se identificasse ao longo das corridas. Não, aqui importante é ser brasileiro e vencer, e se isso o piloto não conquistar será apelidado de "Barrichello" ou de "Massa".

Brasil é o único país do mundo onde os pilotos se tornam adjetivos no cotidiano cultural para significar "fracasso e lentidão". E no meio dessa tragédia cômica dos nossos tele-espectadores nacionalistas é que o "brasileirinho na Indy" (Helio) estará lutando contra o mundão de "estrangeiros maldosos" que querem nos humilhar com o segundo lugar no campeonato. E se ele não for campeão, muitos vão duvidar de sua capacidade técnica, seu potencial como piloto experiente na Indy será questionado por muitos fãs e pela mídia, por mais parelho e disputado que seja o campeonato da Indy. Não haverá quem se lembre do maldito azar que ele teve em Mid-Ohio quando o carro ficou sem aceleração e a vantagem de 13 pontos sumiu antes da corrida começar. Lembrei na hora de Houston em 2013, quando Helio largou na pole e antes da metade da prova já estava parado nos pits trocando o câmbio. Essa falha em Mid-Ohio é só um sinal de como a maldição da Penske age no mundo da Indy!!! Eis porque Hunter-Reay é meu favorito a ser campeão de 2014.

Mas e o Power? Ele não tem chances?

- Poderoso Will? Bem... a natureza cruel dos ovais cuidará bem dele.



Melhores Momentos de Mid-Ohio nas câmeras onboard





Nenhum comentário:

Postar um comentário