segunda-feira, 21 de julho de 2014

2 Corridas em 1 Dia: Indycarmageddon em Toronto


BRIGA DE FOICE NA RUA - Como todos sabem a rodada dupla em Toronto da Indy teve imprevistos e uma chuva forte acabou adiando para a manhã de domingo a Corrida 1, reduzida para 65 voltas tal como a Corrida 2, que aconteceria na tarde do mesmo dia. 

Na Corrida 1, começando na pole estava Tião Bourdais, o velho campeão da Champ Car e que não vencia em monopostos desde o México em 2007. Há quatro anos atrás ele resolveu apostar na tal da "IRL" e agora, depois de substituir Tony Kanaan na KV, colheu os frutos dessa investida. Foram 58 voltas na liderança e uma distância final de 2 segundos entre o francês e Helio Castroneves, o segundo colocado e que brigou como um condenado para levar pra casa esse pódio. Tony Kanaan, baiano mais porreta da história da Indy, também teve momento sensacionais nessa primeira corrida e encarnou no carro #10 a verdadeira essência do Exu-Escocês de West Lothian. TK está mais próximo de vencer pela Ganassi do que o tricampeão Dixon, que faz um campeonato meia-boca e está no time mais de uma década. E esse é só o primeiro ano dele. Na Ganassi hoje o melhor carro é o carro do brasileiro e ponto final.


Quando Bourdais saiu da Dragon e acertou com a KV pensei imediatamente que essa tinha sido a melhor escolha para o time de Vasser e Kalkhoven. Na Dragon, time do filho de Roger que correrá esse ano apenas na Formula E, o francês já tinha brilhado em 2013 e só não venceu corrida por detalhes que só Simon Pagenaud pode lhe explicar (Baltimore manda lembranças). Entretanto, com a KV, Bourdais teve um início de temporada bem apagado e viu o seu companheiro sem quatro Campeonatos da Champ Car, Tião Saavedra, pegar uma pole na "rodada dupla" de Indianapolis. Problema é que Saavedra é Saavedra e portanto a natureza cuidou para que Bourdais não tivesse a ingrata missão de ganhar corrida para provar que ainda tinha mais capacidade que seu companheiro de equipe mais jovem, o Tião colombiano.

O projeto para o crescimento de um time médio na Indy precisa de tempo e de ousadia financeira para se concretizar ao longo dos tempos, e a KV teve essa intenção no ano passado quando trabalhou a favor da entrada de TK no time. A vitória em Indianapolis do carro #11 foi o ápice para construir uma identidade vencedora diante dos olhos de muita gente e essa vitória do Bourdais em Toronto concretiza a força do time nos circuitos de rua/mistos. Porém, na minha visão, devido ao desempenho apenas razoável de Bourdais em ovais curtos/médios e longos (além do fato dos pontos serem dobrados nos ovais longos), a melhor escolha para o próximo passo de evolução pro time da KV seria a contratação de um especialista para os ovais e mediano/bom em mistos, algo similar ao que fez o time da cachaça com Carpenter/Conway.

Melhores Momentos da Corrida 1

Já na Corrida 2, a chuva deu as caras e tornou a prova uma aula de sobrevivência. Muitas disputas ríspidas podem ser assistidas nos melhores momentos da prova e o resultado foi uma grande variação de estratégias entre os times/pilotos embaralhadas dentro de 65 voltas com diversas amarelas e uma bandeira vermelha. Foi tanto caos que a prova teve que ter um final cronometrado. Brilhou então, no meio da pancadaria selvagem e dos destroços, a habilidade de Mike Conway e do time da Cachaça, comandado por Ed. Arriscando colocar pneus slicks quando a chuva havia diminuído um pouco e o asfalto já se apresentava seco em diversos setores, Conway guiou firme para sua segunda vitória no ano e a terceira vitória do time ECR. Dizem nos bastidores que esse sucesso da parceria Ed/Mike (os dois tem mais vitórias que a Ganassi com 4 carros no grid, por exemplo) pode proporcionar um segundo carro para temporada completa de 2015. Existem interessados em ingressar no time da Cachaça, então fiquem atentos.


Destaque total da Corrida 2, além do golpe de mestre do time ECR, foi Tony Kanaan. Final de prova espetacular do baiano e se tivesse mais voltas esse mito conseguiria alcançar e passar por cima de Mike. Dois pódios em menos de 6 horas, esse é TK revivendo a consistência e os bons resultados do carro #10 quando era de Franchitti. Esse final de temporada promete ser de sucesso total para Tony e a Ganassi. O quinto lugar de Sato também merece menção, até porque fazia tempo que time do Mito não fazia um TOP 5. Na Corrida 1 A.J. teve que assistir mais um abandono devido a erro alheio, esse quinto lugar na Corrida 2 serviu ao menos para amenizar o azar que ronda o time da lenda! 


Melhores momentos da Corrida 2

A briga pelo título parece estar ficando mesmo para os companheiros de Penske, Poderoso Will e Helinho. Entre mortos e feridos de Toronto, uma disputa selvagem entre os dois pilotos da Penske e resultados bons e ruins para ambos em cada uma das corridas, agora a vantagem de Helio para Power é de 13 pontos, aumentou 3 pontos depois da rodada dupla, restando 4 corridas para o fim: dois circuitos mistos (Sonoma e Mid-Ohio) e dois ovais (Milwaukee e Fontana, essa última sendo 500 Milhas e pontuação dobrada). 

Caçador e Pagenaud ficaram distantes da ponta da tabela e agora estão dependendo de resultados péssimos dos pilotos da Penske. A vantagem do brasileiro para o australiano é pouca e com tantas variações ao longo da temporada, com tantos resultados insólitos, tudo pode acontecer, mesmo uma grande arrancada de Pagenaud (pouco provável pelo time pequeno em estrutura no qual corre) ou de Caçador (mais provável de acontecer, pois corre em um grande time e com Michael Andretti auxiliando).

Classificação após a Rodada Dupla de Toronto
  

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