segunda-feira, 7 de julho de 2014

A boa corrida no Triângulo Traiçoeiro


NÃO LEIA! - Se você detesta Pocono e suas supostas "corridas sonolentas". É um aviso, um alerta para evitar que seu gosto exigente se frustre com os elogios que acontecerão nas linhas seguintes desse texto.

Aos poucos que restaram até aqui, boa leitura para esse texto puxa-saco e baba-ovo.


Das pistas atuais do calendário Pocono é a que corre mais risco de não voltar ano que vem. E seria uma pena se ela de fato saísse da agenda da Indycar Series. O que assisti ontem no "triângulo traiçoeiro" elevou ainda mais o meu gosto por esse autódromo, por mais que outros duzentos milhões de fãs detestem a dinâmica das corridas em Pocono. 


Para criticar Pocono é preciso antes conhecer como foram as dinâmicas das antigas corridas da USAC e da CART no trioval, e isso tem no Youtube e o caro amigo indyanista poderá fazer esse serviço por si mesmo. Busque a corrida de 1989 de preferência, foi a última até a retomada do ano passado, com pole do nosso querido Rato. 

Só continue lendo se ao menos assistiu as primeiras 50 voltas das 500 Milhas de Pocono de 1989...


Bem, presumindo que você tenha assistido ao menos 50 voltas de uma corrida antiga em Pocono da CART, agora poderemos falar da corrida de ontem e dizer que o espetáculo foi melhor do que qualquer prova em Pocono da Indy ou da Nascar nos últimos 30 anos!! Vi pouca gente elogiando o feito monstruoso de Montoya ao guiar sua máquina para a vitória com parte do aerofólio dianteiro quebrado após toque com o para-choque do carro do Poderoso Will. Ano passado Dixon esteve envolvido em algo muito parecido, o que provocou problemas para o bico do carro de TK que tinha um acerto excepcional. Com esse toque o piloto brasileiro necessitou fazer a troca do bico e foi fim da chance de ganhar. No caso de Juan Pablo, o prejuízo foi menor se comparado com o que aconteceu a TK, mas não deve-se diminuir o mérito do colombiano em fazer três curvas completamente diferentes uma da outra em alta velocidade sem um pedaço da asa dianteira.    


O capitão Roger Penske  está mais do que satisfeito com a aquisição de Montoya para o seu esquadrão de pilotos e Montoya está mais do que agradecido pela chance que Roger deu a ele. A dobradinha de ontem em Pocono, a liderança conjunta de Power e Helio (cada um com 446 pontos após 10 etapas), a aproximação de Montoya em cima do terceiro colocado Simon Pagenaud, foram elementos essenciais capazes de formar o cenário dos sonhos para o velho Penske e um dos mais poderosos homens do automobilismo americano. A fama de "Roger da Gama" na Indy parece estar com os dias contados. Ao menos é isso que o esquadrão Penske vem demonstrando até agora.  



Não sendo muito pessimista, porém usando de uma realidade constatável, dificilmente algum piloto da Andretti ou da Ganassi terá chance de arrebentar nessas 9 etapas restantes e levar o Campeonato de 2014. Resta mesmo a Simon Pagenaud o papel de "inimigo solitário" do Time de Roger. Caçador parece ter mergulhado numa maré de azar digna de cinema. Nada parece dar certo para ele depois da vitória nas 500 Milhas de Indianapolis. Marco é esforçado, tenta, anda muito forte em Pocono nas duas vezes que por lá correu, contudo, não decola. Falta a vitória, falta vencer uma corrida diante de rivais fortes, falta comprovar seu talento. Muñoz obteve outro resultado excelente e confirma cada vez sua capacidade para guiar em pistas rápidas e extremas. Mas é ainda "talento de rookie"; talento para o título da temporada está ainda bem distante das pretensões mais pretensiosas do colombiano da Andretti. Hinchcliffe continua em um péssimo ano de azares e erros de estratégia. Frustração total para o prefeito de Hinchtown! 


O público que tanto preocupava o administrador da pista Igdalsky, aparentemente, não foi tão pequeno como ele mesmo vinha afirmando. Na atualidade dos esportes a motor nos Estados Unidos um público acima de 30 mil já pode ser considerado algo "aceitável". É uma pena que não estava lotado, que a indy não goza hoje de uma grande popularidade entre os jovens americanos e que a Indy Lights com oito carrinhos em Pocono deixa muito a desejar em entretenimento. Entretanto, é o que a Indy tem e é assim que a Indy vai tentar se reerguer. Se vai conseguir ou se vai se reduzir a "categoria de uma corrida só", bem, só o tempo dirá.  




LUTA PELO CAMPEONATO
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