domingo, 13 de julho de 2014

Caçador: o novo Rei dos Ovais


ANOTE, POMBO, ANOTE! - Ontem tivemos na terra do milho uma das melhores corridas da temporada de 2014 da Indycar Series. No futuro quando você estiver sem fazer nada, coçando o saco, e quiser ver uma corrida legal em pista oval vá ao Youtube e clique nessa corrida. Excepcional do começo, no meio e, principalmente, no fim.

Corrida completa
com narração de Carlos Arratia e comentários
do mito dos mitos Alex Pombo!

A prova teve de tudo um pouco, teve até Montoya saindo da sua Penske destruída e esperando a passagem do carro-cachaça de Ed Carpenter para gritar algo do tipo "te vejo no milharal, motherfucker!". Apesar da ameaça de tornado durante todo fim de semana, apesar da chuva que até interrompeu por alguns minutos a corrida, apesar das arquibancadas não estarem lotadas, mais uma vez a Indy apresentou uma corrida com características interessantes e divertidas para quem assiste a disputa pelo título desse ano.


Antes da corrida em Iowa os indyanistas comentavam mundo afora que Pagenaud dificilmente era um candidato forte a conquista porque está em um time nanico; afirmavam que Montoya vinha forte e poderia surpreender a todos papando as próximas corridas; a maioria acreditava que as Penskes de Helio ou Poderoso Will enfim trariam a glória tão buscada por Roger nesses últimos anos de competição. E o Ryan Hunter-Reay era comentado para levar o bi? De jeito nenhum, para muitos o Caçador ficaria lembrado nessa temporada pela conquista em Indianapolis, e só. Título para o #28 da Andretti? Não? Tem certeza?


Até a metade final da corrida em Iowa o Caçador sequer tinha ficado entre os cinco primeiros da prova. Flutuou entre o sétimo e o décimo segundo lugar por mais de 200 voltas. Foi então que o Andretti que deu certo e chama Michael aproveitou-se da fechada criminosa de Ed em Juan Pablo, e a consequente bandeira amarela, para chamar imediatamente o Caçador pros pits. Pneus novos, vida nova. Enquanto o líder TK penava com pneus desgastados e velocidades menores, Caçador relargava do décimo lugar e ultrapassava com facilidade seus adversários. Uma corrida para ficar na memória e fazer qualquer um se tornar fã dos jogos de xadrez que são as estratégias dos times da Indy durante uma prova em oval. Michael Andretti foi sensacional na opção que fez e Ryan competente o suficiente para realizar o avanço espetacular contra tantos oponentes em poucas voltas restantes. 


Em três anos de disputas com esse chassi DW12 o Caçador é aquele que mais venceu em pistas ovais.


No ano de 2012, Caçador venceu em Iowa e Milwaukee (nos outros ovais: Justin Wilson ganhou no Texas, Dario Franchitti venceu em Indianapolis e Ed Carpenter em Fontana). Ano passado o Caçador não levou o título, porém deixou sua marca mais uma vez em Milwaukee (nos outros ovais deu: TK em Indianapolis, Hinch em Iowa, Power em Fontana, Helio no Texas e Dixon em Pocono). Nesse ano o Caçador já tinha levado as 500 Milhas de Indianapolis e ontem a noite marcou mais uma vitória no curto oval de Iowa (outros ganhadores em ovais foram: Carpenter no Texas e Montoya em Pocono). 

Para quem não acredita que o Caçador vem forte para a busca do Bicampeonato da Indy, espie o TOP 4 depois de Iowa:


Detalhe interessante: o Caçador marcou 16º e 19º na rodada dupla de Detroit e no Texas fechou a prova no 19º lugar. Para piorar o retrospecto desse ano Ryan fez um 18º em Pocono. Depois da glória nas 500 Milhas o Caçador não marcou sequer um TOP 5 até chegarmos a Iowa. E ele agora é terceiro lugar no campeonato, 32 pontos atrás do líder Helio Castroneves. 

Qual campeonato de monopostos do mundo é capaz de produzir esse tipo acirrado de competição sem truques mirabolantes? Não existe, não em 2014, só a Indy faz isso!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário