segunda-feira, 14 de abril de 2014

"Niki" Conway vence a quadragésima edição do GP de Long Beach


CARRO-CACHAÇA WINS!Quando Ed Carpenter desistiu de participar do campeonato completo da Indy e contratou o britânico Mike Conway para guiar o “carro-cachaça” number #20, uma revelação me foi enviada por "Jesus" Foyt com sua voz rouca e profética:

Essa é a união perfeita entre dois pilotos deficientes - um que não sabe virar pros dois lados e o outro que tem medo de virar só para a esquerda -, essa será a surpresa de 2014 nas pistas mistas e ovais!
 


Mike tinha feito na temporada passada sete corridas na Indy, antes de ser contratado por Ed. Sem contar nessa lista de corridas, é claro, os temíveis ovais. Nessas suas sete participações o britânico marcou: uma vitória com uma Dale Coyne (o mesmo carro que a Bia guiava, inclusive ele tava pintado com as cores do posto Ipiranga quando Mike venceu em Detroit e na segunda prova pegou um terceiro lugar), dois pódios e quatro TOP 10. Nada mal para alguém que corria esporadicamente na categoria. Era o homem ideal para tornar a Ed Carpenter Racing (ECR) uma ameaça real em qualquer tipo de traçado para as dominantes Ganassi, Penske e Andretti.

E ontem essa ameaça monstruosa apresentou suas cartas em Long Beach. Conway teve paciência budista para esperar a decisão difícil que Dixon teve que tomar: reabastecimento faltando três voltas da bandeira quadriculada. Oh, shit, Kiwi! Essa paciência budista faltou ao Caçador quando ele atabalhoadamente provocou um acidente que tirou da prova, numa tacada só, Newgarden, Sato, Hinch, Hawk, TK e ele mesmo. De um lado, Sarah Fisher esmurrou o monitor, enfurecida, emputecida; do outro, um Michael Andretti com semblante de decepção ao ver seu piloto cometer uma cagada gigante que tirou dois de seus carros da pista no momento em que a Andretti estava afiadíssima para fazer uma dobradinha. 

A “meleca” do Caçador em Long Beach

Todo esse caos, característico das pistas de rua da Indy, permitiu ao time de Ed, com uma boa estratégia de troca de pneus e reabastecimento, galgar posições preciosas no competitivo pelotão da frente e se posicionar em um confortável segundo lugar faltando menos de 15 voltas pro fim. Daí pra frente Dixon liderou sempre pressionado por Mike e Power, até faltar duas voltas e a Ganassi chamá-lo para o reabastecimento, dando a vitória nas mãos de Conway. O time de Ed teve um papel decisivo ao ordenar que o piloto britânico não atacasse Dixon, pois o time de Chip se movimentava nos pits para fazer reabastecimento no carro #9.

"Niki" Conway comemorando

"Eu nunca venci uma corrida no início da temporada", disse Carpenter emocionado. "Normalmente nosso time ganha no final do ano. Então isso é muito emocionante e mostra que a nossa decisão valeu muito a pena."
 Homenagem que o time ECR fez ao falecido piloto da Nascar
Jason Leffler em Long Beach. 

A contratação de Mike deu a Ed flexibilidade, liberdade e capacidade para se concentrar mais no lado empresarial do time ECR, fator esse que proporcionará a Carpenter contar com um segundo carro nas 500 Milhas de Indianápolis de 2014. JR “Walldebrand” tentará sua redenção justamente em um time redentor de pilotos até agora! Ano passado Ed conquistou a pole das 500 Milhas, porém, como uma equipe de um carro apenas, não tinha ninguém para trabalhar junto os ajustes do carro durante os preparativos para a corrida e ele conseguiu só um honroso 10º lugar.

A próxima etapa da Indy é no Alabama, terra da banda Lynyrd Skynyrd. Sabe qual é o currículo de Mike lá?

Em 2010 largou em 2º e terminou em 9º
Em 2011 largou em 16º terminou em 22º
Em 2012 largou em 4º terminou em 7º
Em 2013 Mike não correu em Barber
Em 2014: um dos favoritos?
Mike e a namorada em Long Beach

"Nós temos um bom grupo de pessoas. Grandes engenheiros a bordo e que estão trabalhando muito duro. Se você tem essa coesão e a ‘fome de vencer’ dentro da equipe, você pode definitivamente alcançar qualquer coisa." finalizou o bicampeão de Long Beach. 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
TOP 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário