CARRO-CACHAÇA WINS! - Quando Ed
Carpenter desistiu de participar do campeonato completo da Indy e contratou o
britânico Mike Conway para guiar o “carro-cachaça” number #20, uma revelação me foi enviada por "Jesus" Foyt com sua voz rouca e profética:
“Essa é a união perfeita entre dois pilotos deficientes - um que não sabe virar pros dois lados e o outro que tem medo de virar só para a esquerda -, essa será a surpresa de 2014 nas pistas mistas e ovais!”
Mike tinha feito
na temporada passada sete corridas na Indy, antes de ser contratado por Ed. Sem
contar nessa lista de corridas, é claro, os temíveis ovais. Nessas suas sete participações o britânico
marcou: uma vitória com uma Dale Coyne (o mesmo carro que a Bia guiava, inclusive ele tava pintado com as cores do posto Ipiranga quando Mike venceu em Detroit e na segunda prova pegou um terceiro lugar), dois pódios e quatro TOP 10. Nada mal para alguém que
corria esporadicamente na categoria. Era o homem ideal para tornar a Ed
Carpenter Racing (ECR) uma ameaça real em qualquer tipo de traçado para as dominantes Ganassi, Penske e Andretti.
E ontem essa
ameaça monstruosa apresentou suas cartas em Long Beach. Conway teve paciência budista para esperar a
decisão difícil que Dixon teve que tomar: reabastecimento faltando três voltas
da bandeira quadriculada. Oh, shit, Kiwi! Essa paciência budista faltou ao Caçador
quando ele atabalhoadamente provocou um acidente que tirou da prova, numa
tacada só, Newgarden, Sato, Hinch, Hawk, TK e ele mesmo. De um lado, Sarah
Fisher esmurrou o monitor, enfurecida, emputecida; do outro, um Michael
Andretti com semblante de decepção ao ver seu piloto cometer uma cagada gigante que tirou dois de seus
carros da pista no momento em que a Andretti estava afiadíssima para fazer uma
dobradinha.
A “meleca”
do Caçador em Long Beach
Todo esse caos,
característico das pistas de rua da Indy, permitiu ao time de Ed, com uma boa
estratégia de troca de pneus e reabastecimento, galgar posições preciosas no
competitivo pelotão da frente e se posicionar em um confortável segundo lugar
faltando menos de 15 voltas pro fim. Daí pra frente Dixon liderou sempre
pressionado por Mike e Power, até faltar duas voltas e a Ganassi chamá-lo para
o reabastecimento, dando a vitória nas mãos de Conway. O time de Ed teve um
papel decisivo ao ordenar que o piloto britânico não atacasse Dixon, pois o
time de Chip se movimentava nos pits para fazer reabastecimento no carro #9.
"Niki" Conway comemorando
"Eu nunca
venci uma corrida no início da temporada", disse Carpenter emocionado.
"Normalmente nosso time ganha no final do ano. Então isso é muito
emocionante e mostra que a nossa decisão valeu muito a pena."
Homenagem que o time ECR fez ao falecido piloto da Nascar
Jason Leffler em Long Beach.
Jason Leffler em Long Beach.
A contratação de
Mike deu a Ed flexibilidade, liberdade e capacidade para se concentrar mais no
lado empresarial do time ECR, fator esse que proporcionará a Carpenter contar com um
segundo carro nas 500 Milhas de Indianápolis de 2014. JR “Walldebrand” tentará
sua redenção justamente em um time redentor de pilotos até agora! Ano passado Ed conquistou a pole das 500 Milhas, porém, como uma equipe de um carro apenas, não
tinha ninguém para trabalhar junto os ajustes do carro durante os preparativos
para a corrida e ele conseguiu só um honroso 10º lugar.
A próxima etapa da
Indy é no Alabama, terra da banda Lynyrd Skynyrd. Sabe qual é o currículo de
Mike lá?
Em 2010 largou em 2º e terminou em 9º
Em 2010 largou em 2º e terminou em 9º
Em 2011 largou em
16º terminou em 22º
Em 2012 largou em 4º
terminou em 7º
Em 2013 Mike não
correu em Barber
Em 2014: um dos
favoritos?
Mike e a namorada em Long Beach
"Nós temos um
bom grupo de pessoas. Grandes engenheiros a bordo e que estão trabalhando muito
duro. Se você tem essa coesão e a ‘fome de vencer’ dentro
da equipe, você pode definitivamente alcançar qualquer coisa." finalizou o bicampeão de Long Beach.
CLASSIFICAÇÃO
DO CAMPEONATO
TOP 8
TOP 8
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