terça-feira, 22 de abril de 2014

Rex Mays: um mito da Indy que jamais venceu em Indianapolis


MITO REX! - Como piloto, Rex Mays foi mais complexo do que os carros que guiava; como pessoa, ele tinha a fama de ser um sujeito imparcial, virtuoso e airoso. Nascido em Riverside, em 1913, Rex logo se tornou o piloto a ser batido nas pistas do sul da Califórnia. Ele ganhou o Pacific Coast Championship da AAA em 1934 e 1935 (uma espécie de “Indy Lights” do período), e foram essas conquistas que o levaram a ter chance de correr nos potentes carros da Indy em 1934. Sua segunda corrida em Indianapolis foi típica de um novato rodeado pela sorte: Mays fez a pole e liderou até o momento que problemas mecânicos afetaram o rendimento do seu carro, pouco depois da metade das 500 Milhas percorridas.

Rex participou doze vezes da tradicional prova em Indianapolis e, embora a vitória tenha lhe escapado sempre nas 500 Milhas, foi Rex o primeiro piloto a fazer quatro vezes a pole (1935, 1936, 1940 e 1948), e esse recorde ficou solitário até vinte sete anos depois de sua morte, quando AJ. Foyt finalmente o igualou. Rick Mears só iria quebrá-lo 41 anos depois. Apesar dos vários azares que teve durante as 500 milhas, o piloto californiano chegou duas vezes em segundo lugar (1940 e 1941) e marcou um sexto em 1947, sendo esses seus melhores resultados. Mays liderou as 500 Milhas por nove vezes dentro dessas doze edições, somando um total de 266 voltas na liderança.


Mas foi fora de Indianapolis que Rex Mays se transformou em um herói para os jovens indyanistas fanáticos por corridas naquela época. Entre 1934 e 1949, ano de seu acidente fatal, Mays anotou 57 largadas pela Indycar sancionada pela AAA, alcançando 8 vitórias (todas em ovais de terra, as famosas dirt tracks), 8 vezes em segundo lugar (seis vezes em ovais de terra e duas vezes em oval asfaltado), 3 vezes em terceiro lugar (duas vezes em oval de terra e uma vez em pista mista, mais especificamente em Westbury pela Vanderbilt Cup) e 3 vezes em quarto lugar (todas em ovais de terra). Além disso, Rex tem a expressiva marca de 19 poles ao longo de sua carreira e, mais importante de tudo, ser bicampeão do campeonato da Indy, em 1940 e 1941, contra Ted Horn e Wilbur Shaw, que eram outras lendas do automobilismo americano.


Tazio Nuvolari ficou tão impressionado com o talento de Mays que disse na época da participação do americano na Copa Vanderbilt “penso que o resultado da corrida poderia ter sido diferente se Rex Mays tivesse um carro de Grand Prix adequado ao invés desse velho Alfa Romeo”. Nesse período das corridas de Grand Prix o domínio era dos carros patrocinados pelo governo alemão, Auto Union e Mercedes, e o feito de Mays deixou uma impressão excelente para aqueles que acompanhavam o automobilismo ao redor do mundo.

Vanderbilt Cup de 1937 em Nova York

Outro fato marcante na carreira de Rex aconteceu em 1948 no famoso oval de uma milha de Milwaukee. Mays lutava pela liderança da prova quando o piloto Duke Dinsmore perdeu o controle do carro e foi arremessado para o meio da pista (naquele tempo não se usava cinto de segurança). Para não estraçalhar o corpo ferido de Duke, indefeso no meio de uma nuvem laranja de poeira, Rex jogou seu próprio carro no muro e depois arriscou a própria vida ao sair do carro e direcionar o tráfego dos demais carros para longe de Duke até que o resgate socorresse o piloto. Uma placa foi colocada no muro da pista para comemorar heroísmo de Rex Mays.

Placa em homenagem a Rex Mays 
por salvar a vida de Duke Dinsmore, Milwaukee 

Porém, em 6 de novembro de 1949 chegava ao fim a gloriosa e emocionante carreira desse mito da Indy. Rex Mays participava da corrida em Del Mar (na Califórnia), lutava como sempre por ultrapassar seus oponentes, quando na décima terceira volta a roda do seu carro travou em um barranco de terra na parte interna da pista e seu carro capotou. Sem cinto de segurança, Rex foi jogado para o meio da pista. Johnny Parsons conseguiu escapar pelo lado de fora. Mas George Connors e Paul Russo, que vinham logo atrás, não conseguiram evitar o atropelamento do corpo prostrado de Mays. Rex já estava morto quando o resgate chegou para socorrê-lo.
Sequência de imagens do acidente fatal 
de Rex Mays em Del Mar, Califórnia

Então com 36 anos de idade, Mays deixou para trás sua mulher de 16 anos, Dorothy, e dois filhos pequenos. Os dirigentes da Indy posteriormente usaram seu nome para nomear corridas em Milwaukee e Riverside, terra natal do piloto californiano.
Rex Mays em seu último momento antes da morte 

Depois desse acidente de Rex o uso de cinto de segurança passou a ser item obrigatório nos carros da Indy.

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