sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cockpit fechado? Sim, nas 500 Milhas de 1955




 

Eis o carro comprado por Chapman Root (esse sujeito ao lado da máquina), patrocinado pela Sumar e que foi vetado pela organização da prova em 1955 por não estar de acordo com as regras, ou seja, não era um carro de roda aberta, literalmente. Com o veto, Root lutou para adaptá-lo ao que o regulamento de Indianapolis exigia. Assim, o veículo perdeu o visual futurista, com cockpit fechado e rodas cobertas para se transformar nesse carro:



Nem precisa falar que aconteceram problemas aerodinâmicos graves relacionados com a retirada das carenagens laterais que cobriam as rodas dianteiras e traseiras, isso provocou consequências negativas na estabilidade e no desempenho do carro. Em altas velocidades o fluxo de ar que passava por entre os vãos das rodas sem carenagem fazia com que a traseira do lado direito levantasse, tornando praticamente impossível o controle do carro nas curvas. O peso foi outro problema não resolvido pela equipe de Chapman Root, o carro tinha 200 quilos a mais que a maioria dos competidores na edição de 1955 das 500 Milhas e isso era uma grande desvantagem.


Outro detalhe interessante: quando retiraram as partes proibidas pelo regulamento, o pessoal da equipe do Root não retirou a bolha que fechava completamente o cockpit. Ao que consta, esse detalhe na época não foi vetado pelo diretor de prova. Porém, Jimmy Daywalt após poucas voltas com a cabeça rodeada por aquela "bolha" exigiu que retirassem o adereço, pois segundo o piloto não se enxergava as rodas dianteiras de maneira clara, além da sensação claustrofóbica que Daywalt disse sentir. Dessa forma, o primeiro carro com cockpit fechado testado oficialmente para uma competição importante de monopostos, pelo que tenho conhecimento (se não for esse o pioneiro, me corrijam sem receio, por favor), aconteceu no mês de maio de 1955 durante os treinos livres.


Apesar de largar no meio do grid, na décima sétima posição, o piloto Jimmy Daywalt fez milagre e conseguiu fechar as 500 Milhas numa honrosa nona colocação com o tempo de 4hrs01min09segs, mais de 8 minutos atrás do vencedor, Bob Sweikert.


NO YOUTUBE
Jimmy Daywalt, correndo em Indianapolis sem o carro adaptado: VIDEO - http://youtu.be/x9ewxKC_yYw?t=29s

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