domingo, 5 de abril de 2015

Montoya reina St. Pete


UMA AULA DE AGRESSIVIDADE - Assim pode ser definida a vitória de Juan Pablo Montoya no domingo passado em St. Pete durante a abertura da temporada da Indycar Series, a décima terceira na carreira do piloto.

Pouca gente no Brasil teve o prazer de acompanhar ao vivo essa façanha do colombiano já que a tv Bandeirantes praticamente ignora a relevância da categoria na grade de sua programação e prefere inserir um compacto mequetrefe de cinco minutos em algum momento da madrugada do domingo. Resumindo: para o Brasil só as 500 Milhas de Indianapolis serão transmitidas ao vivo e o restante apenas no canal invisível Bandsports.

Voltando a corrida, foi a estréia dos famigerados kits aerodinâmicos na Indy e também foi o dia de descobrirmos o primeiro grande problema deles: a fragilidade. Sabemos que desde que o DW12 iniciou sua jornada na categoria as provas da Indy tornaram-se verdadeiras batalhas campais, chegando mesmo a pancadaria desenfreada em algumas pistas de rua como Baltimore e Houston. Muitos gostaram e muitos odiaram essa mudança de dinâmica nas corridas da Indy. Segundo os detratores, isso não seria a real dinâmica de uma legítima corrida de carros de roda-aberta. De acordo com os defensores do "novo estilo", o tanque da Dallara deu a categoria um charme espartano dentro das suas corridas em misto e pista de rua, que costumavam ser tediosas no antigo chassi.


Com a chegada dos aerokits nessa temporada, e depois dessa primeira corrida, ficou evidenciado a todos os pilotos (e pro público) que existem muitos riscos quando se escolhe um tipo de pilotagem agressiva e imprecisa e seu carro tem um aerokit da Honda ou da Chevy. Desde o toque equivocado de Simona em James Jakes, passando pelas cacetadas de Pagenaud e Rahalzinho no carro de Kimball, a corrida inaugural da nova Era da Indy teve uma sequência demorada de 5 bandeiras amarelas e muitos destroços por todos os lados da pista. Um deles inclusive atingiu um espectador na cabeça. O alerta para os diretores da Indy foi ligado depois desses incidentes e diversas investigações estão sendo feitas para analisar a situação. 


Durante as 110 voltas previstas para a corrida um nome dominou boa parte delas, esse foi o velho conhecido Poderoso Will, que sobrou desde a  qualificação (quando marcou um novo recorde para a pista de St. Pete) até a largada, não sendo ameaçado nenhuma vez por Helio Castroneves que se posicionou no segundo posto por boa parte da prova. Contudo, Helio nunca foi uma ameaça para Power, nem mesmo nas relargadas. Enquanto isso, Montoya vinha escalando de forma agressiva posição por posição e logo depois da metade da prova já se posicionava entre os primeiros colocados. 

Destaque absoluto para a ultrapassagem dupla que Montoya fez na entrada da curva 1, simplesmente para aplaudir de pé.


E quando temos dois pilotos agressivos, guiando para um time forte como o da Penske, disputando a vitória em qualquer pista da Indy, só uma coisa podemos esperar: faíscas e destroços. Power não é de ficar em segundo, Power não gosta do segundo lugar, apesar de Piquetzista confesso seu jeito de pensar uma corrida é extremamente baseado na filosofia de Ayrton Senna: vencer, bater recordes e bater os próprios recordes. Não é à toa que Will já possui 25 vitórias dentro dos monopostos americanos (CCWS e IRL/INDYCAR) e nada mais nada menos do que 36 poles. Definitivamente Power é um piloto diferenciado e seus números espetaculares falam por ele. 

Contudo, existe um tal de Montoya que não se importa muito com números expressivos, que não se intimida com títulos recentes, que não afrouxa ou desiste de uma vitória pensando no campeonato. Em uma tentativa amalucada de ultrapassar Montoya, Power acabou batendo na lateral do carro do colombiano e deixando parte do chifre do seu aerokit Chevy no meio da pista. Uma disputa digna de estar entre os grandes momentos dessa temporada que mal começou!


Ali no terceiro posto, fazendo uma corrida muito consistente, ficou Tony Kanaan com sua Ganassi azul. Devido ao domínio penskeano esse terceiro lugar deve ser louvado pelo time todo de Chip, que viu o tricampeão Dixon ficar pelo caminho devido a problemas com o macaco-hidráulico. 

Para você que não assistiu nada do fim de semana em St. Pete, salve-nos DeusTube!

CORRIDA COMPLETA

 


MELHORES MOMENTOS DA CORRIDA SÓ COM CÂMERAS ONBOARD




TREINO LIVRE COMPLETO




TREINO CLASSIFICATÓRIO COMPLETO




Daí eu te pergunto: pra quê esperar algo da Band? INDY ON LINE é o caminho para salvar a categoria do ostracismo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário