segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Dia do Prefeito Hinch na Louisiana



O TEMPO DESTRÓI TUDO (provérbio grego) - A drenagem da pista de NOLA não aguentou as pancadas de chuva que caíram durante todo fim de semana naquela região de Nova Orleans e o andamento da corrida da Indy hoje foi extremamente prejudicado por essa razão. Inclusive a corrida foi antecipada em quase uma hora devido ao medo de que uma tempestade desaguasse na pista dos pântanos.

Depois de uma largada limpa, o festival de bandeira amarela que se seguiu após a rodada de Gabby Chaves acabou deixando uma atmosfera entediante e broxante por quase duas horas de prova. Os comentários dos fãs na internet foram 99% negativos e lógico que os profetas do Apocalipse Indyanista atacaram com furor ímpar o futuro da categoria, chegando a dizer que a Indy vai morrer depois do que aconteceu em NOLA. Típico: quando alguma coisa dá errada, a viuvada pira e a evocação cataclísmica do fim é iniciada!

Uma dessas paralisações aconteceu por causa de um dos favoritos a pior piloto do ano (e talvez de todos os tempos) na Indy: DraCONE, que era retardatário e estava enfiado entre os cinco primeiros colocados, conseguiu destruir o bico do carro de Helio, que vinha em terceiro, em uma fechada desnecessária, após uma relargada, e, logo em seguida, na ida para os pits o "jênio" conseguiu atropelar o mecânico do próprio time. Um piloto lamentável que foi escolhido por Dale Coyne para manchar o nome do time esse ano. Além disso, Huehuehuehuehuehuertas, companheiro do Chico da Itália, também conseguiu rodar sozinho antes de uma relargada e foi responsável por uma das três mil paralisações que tivemos em NOLA.

O acidente medonho de DraCONE 
nos pits de NOLA

Outro acidente que chamou a atenção de todos foi o de Coletti, que rodou sozinho e comprovou o quanto o carro da Indy é um tanque de guerra em forma de carro de corrida. Mesmo depois da pancada fortíssima o monegasco conseguiu levar seu carro pros pits sem maiores problemas. Um feito impressionante para quem está acostumado a ver corridas de monopostos. Nunca vi um carro mais resistente que esse, com ou sem kit aerodinâmico, o DW12 é um verdadeiro Panzer das corridas! Se alguém conhecer carro mais resistente que esse nos monopostos, informe-me nos comentários.

Acidente de Coletti

Somente 47 das 75 voltas programadas aconteceram, sendo 31 minutos sob bandeira verde. Uma lástima para os fãs que quase lotaram as arquibancadas e para os telespectadores da Band que tiveram pela primeira vez a chance de ver uma prova ao vivo numa tarde de domingo (coisa que será rara esse ano, digassi di passagi!). Montoya e Power, desde o começo, davam amostras claras de que mais uma vez disputariam a vitória volta após volta, no entanto, desde que a corrida fosse daquelas "normais" e não do tipo "anormal" como aconteceu. O fato é que ninguém apostaria dinheiro nenhum do mundo que Hinchcliffe ganharia sua quarta corrida na Indycar, deixando a nação de fãs canadenses felizes da vida. Tudo graças a uma ousada estratégia do time SPM. E não foi só o James do Canadá quem conseguiu surpreender. O James britânico também brilhou com o resultado obtido em NOLA. E pode apostar que se a corrida tivesse mais duas voltas em bandeira verde Jakes ultrapassaria Helio Castroneves tranquilamente e faria uma dobradinha com o companheiro de time.

Mas um espetacular acidente envolvendo três carros (Pagenaud, Bourdais e o Caçador) ajudou demais as pretensões do velho Homem-Aranha do Brasil no campeonato de pilotos e ele marcou um sensacional segundo lugar na mais caótica prova da Indy dos últimos tempos, o que assegurou o segundo lugar também no Campeonato que ele tanto sonha ganhar pela primeira vez. Simona brilhou conseguindo ser a melhor piloto da Andretti na corrida e talvez tivesse carro para disputar a vitória contra os pilotos da SPM.

Bourdais teve muita sorte de não ter morrido

Agora a Indy tem que juntar os cacos dos carros espalhados pelos pântanos da Louisiana e repensar onde colocará a corrida de NOLA no calendário. Em abril vimos que não dá certo. 

"Melhores" momentos do GP de NOLA


Classificação do Campeonato após duas etapas

Mesmo sabendo das circunstâncias, é admirável ver Simona em sexto lugar no Campeonato de pilotos. Um talento que a F1 quase fez fenecer antes do tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário