domingo, 26 de abril de 2015

Newgarden conquista Barber


A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE - Não é de hoje que Newgarden é apontado por especialistas em corridas de carro como o mais promissor piloto americano da Indy. Entretanto, a vitória não havia glorificado sua carreira até hoje em Barber. Na verdade, correr sempre em times pequenos complica a vida de qualquer novato diante de Dixon, Helio, Montoya, TK, Bourdais e outros veteranos, que são competitivos e dão pouca chance para quem é novo na categoria. 

E não foi uma vitória onde o fraco foi beneficiado por milhões de bandeiras amarelas e fazendo uma estratégia maluca (como Hinch em NOLA esse ano) consegue a vitória. Não, não foi assim. Newgarden GANHOU essa corrida, ele foi MELHOR do que os outros 22 carros. Ele teve méritos, largou em terceiro, passou como uma flecha por Will Power e depois caçou ferozmente a liderança. Foi quando durante o primeiro pit o time Penske cometeu um de seus vários erros na corrida de hoje. Uma porca saiu voando da pistola do mecânico (huuuuuummmmmm essa frase ficou muito homo, fato!) e o time da nanica CFH não vacilou: o primeiro lugar era de Josef!


Helio, que largou na pole, foi bem até o primeiro pit stop. Depois disso a corrida dele decaiu ao ponto de um final melancólico, com uma pane-seca. A liderança do campeonato seria dele caso mantivesse seu carro dentro do TOP 5. Não deu. O brasileiro marcou um péssimo 15º lugar, e permitiu que Montoya mantivesse a ponta do certame. Dixon, revestido de um carro-coca, já é o terceiro no Campeonato de pilotos, 12 pontos apenas do brasileiro. Já ouviram falar sobre "se deixar Dixon chegar...tchau!"? Pois é. Ele tá ali, na caça do tetracampeonato. 

Tony Kanaan, companheiro de Dixon, não teve um bom rendimento durante toda corrida. Nem mudando de estratégia, mesmo mudando de pneus, não deu, não adiantou, foi um final de semana esquecível. Bom ter somado os pontos e agora é pensar no mês de maio e projetar uma grande recuperação em busca do bicampeonato pro baiano.


Will Power, por sua vez, teve um dia "Nigel Mansell" e terminou ao melhor estilo Poderoso Will de se recuperar depois de fazer muitas lambanças. Azar de Sato que estava no seu caminho. Ah se AJ. Foyt estivesse presente nos pits! Se cuida, Sr. Roger! O bicampeonato ainda não é um sonho distante, mas ficou claro que Power precisa se cuidar bem mais durante as corridas. E cuidar principalmente do que faz pros outros. Depois não adianta jogar luvas nos rivais.

Power saindo como 'louco'
dos pits e batendo em Sato

Mas o destaque absoluto da prova foi, além de Newgarden, Rahalzinho. Ele recebeu aplausos do pai (Bobby Rahal) depois de grandes ultrapassagens e empolgou a todos no final de prova quando passou Dixon na última volta e conquistou um heroico segundo lugar para a Honda. Hunter-Reay, que largou em 15º subiu 10 posições e finalizou a corrida em 5º, destaque total para a recuperação do Caçador. Enfim pudemos sentir a participação real de uma segunda marca entre os cinco primeiros colocados de uma corrida sem grandes imprevistos. 

Batida entre JJ e Coletti

Em suma: foi um corridão, com uma surpreendente e rara "dobradinha" americana (chega a ser irônico dizer isso, não?), a melhor corrida em mistos da Indy que vejo em muitos anos e ainda bem que aconteceu na linda pista sinuosa de Barber - talvez um dos cinco mais belos circuitos americanos em atividade. Melhor lugar não haveria para receber um espetáculo de tal nível. Se você gosta de pistas mistas e corrida com muitas ultrapassagens e estratégias, essa é a corrida a ser assistida. 

Classificação do Campeonato após Barber

A próxima parada é no templo sagrado da velocidade. O GP de Indianapolis, no misto, acontecerá dia 9, sábado à tarde, daqui a duas semanas. Aguardemos ansiosos a chegada do mês de maio para a categoria mais rápida do mundo!

Melhores momentos da corrida com a melhor dupla de
narradores da Indy na América!


Nenhum comentário:

Postar um comentário