sábado, 2 de maio de 2015

INDY500 - Fotos & Fatos no Túnel do Tempo do Templo


MÊS DE MAIO COMEÇOU! - E como de costume temos a péssima lembrança do primeiro de Maio de 1994. Senna, o herói da época, buscava um lugar na galeria dos tetracampeões de F1 e guiava, portanto, o carro daquele considerado o "Time TOP" da categoria. Foram três poles seguidas, dois abandonos frustrantes e o acidente fatal em San Marino. Roberto Cabrini deu a notícia da morte de Ayrton perto do almoço de domingo. Chorei muito naquele dia, era meu herói e o de muita gente mundo afora. Era o fim trágico de um ídolo diante das câmeras, ao vivo, com muito sangue misturado à brita e um grande desespero dos médicos e repórteres do mundo todo para saber o que fazer diante daquilo que acontecia: a morte de um mito dentro da pista de corrida! A foto ali de cima é referente a homenagem que Simon Pagenaud, hoje na Penske que um dia quase trouxe Senna para a Indy (assista o treino de Senna com a Penske em 1993 com cobertura da Bandeirantes AQUI), fez durante as 500 Milhas do ano passado. 

E por falar em 500 Milhas e o mês mais importante do ano para a categoria americana de monopostos que corre em ovais, vamos para o Túnel do Tempo do Templo que esse ano realizará a edição de número 99 das 500 de Indianapolis.


RETROCEDER NUNCA, DESISTIR? JAMAIS! - Na segunda edição das 500 Milhas, em 1912, o italiano naturalizado americano Ralph DePalma liderava a corrida desde a volta 3 quando seu carro quebrou na volta 198, dando oportunidade para Joe Dawson ultrapassá-lo e cruzar a linha de chegada em primeiro. Mesmo assim, DePalma não desistiu de finalizar as 500 Milhas, foi assim que decidiu descer do carro e o empurrar para receber a bandeira quadriculada. Esforço recompensado com uma salva de palmas do público. A imagem do fato foi fotografada e hoje faz parte da lendas de Indianapolis.



VELOCIDADE EXTREMA - O vencedor da primeira 500 Milhas, Ray Harroun, teve velocidade média de 121 km/h em 1911. Não é difícil compreender a euforia de todos presentes no Indianapolis Motor Speedway quando Parnelli Jones, em 1962, atravessou a barreira dos 240km/h!!!

Tom Sneva (esse senhor com capacete amarelo fazendo o sinal do "peace and love"), em 1977, atingiu o feito que deixou todos os presentes boquiabertos: 321 km/h!!! Isso nos anos 70!!! Será que um dia no futuro, com o desenvolvimento de carros mais seguros, poderemos romper a barreira dos 400 km/h??? Seremos surpreendidos como foram os indyanistas dos anos 60 e 70?!!

COMEMORAR BEBENDO LEITE - O ato inaugural da tradição de beber leite no "Victory Lane" de Indianapolis foi realizado pelo piloto Louis Meyer, um jovem novaiorquino filho de imigrantes franceses, depois da vitória em 1936. Disse Meyer, na época, que sua mãe ensinou a ele beber leite depois de uma jornada grande de trabalho exaustivo. Não é preciso nem explicar que, logo depois do ato inusitado para ingerir muita Vitamina D e Cálcio, vários homens do agronegócio de Indiana se interessaram em associar a produção leiteira da região ao campeão das 500 Milhas. Nascia assim a tradição que só foi quebrada em 1993 quando Emerson Fittipaldi bebeu suco de laranja no "Victory Lane" (com o intuito de promover sua própria produção de laranja aqui no Brasil). Tiro publicitário esse que saiu pela culatra já que todo mundo repudiou a atitude um tanto forçada do brasileiro. 

P.S.: A tradição de estourar champanhe e esguichar nas pessoas que estão em volta nasceu após uma vitória de dois americanos na mais tradicional prova da Europa. Dan Gurney e A.J. Foyt em 1967 venceriam as 24 Horas de Le Mans e no pódio resolveram estourar um champanhe. BAZINGA!!! Hoje é o gesto mais conhecido quando se trata de F1 e outras competições após cada comemoração.


ESTATÍSTICA DOS NÚMEROS NA INDY 500 - O número mais vencedor das 500 de Indianapolis é o #3 com onze vitórias. O segundo mais vencedor com oito vitórias ao longo de quase 100 anos é o #2. Em terceiro lugar aparece o número #1 com sete, em quarto o #5 e o #14 sagrado de A.J. Foyt, ambos com 5 conquistas. Empatados em quinto lugar com cinco conquistas cada estão o #4 e o #6.

1 - #3 (Esse ano Helio Castroneves usará esse número)
19191948196219681974198119861991199220022009

2 - #2 (Juan Pablo Montoya usará esse ano esse número)

3 - #1 (Will Power usará esse número esse ano)
1923194019501958196119641971
4 - #14 e #5 (Sato e Hinch usarão esses números esse ano)
5 - #4 e #6 (Coletti e Hildebrand usarão esses números)


AS 500 MILHAS MAIS RÁPIDAS - Até 2013 a corrida mais rápida em Indianapolis havia sido a vitória de Arie Luyendyk em 1990 com o tempo de 2hrs41min18segs. A vitória de Tony Kanaan em 2013 diminuiu o recorde para 2hrs40min03segs. Ano passado, depois do final espetacular, Hunter-Reay marcou 2hrs40min48segs, apenas 45 segundos do recorde de Tony Kanaan. 

A média de velocidade na prova de 2013 foi de 301.644km/h, contando as baixas velocidades durante as bandeiras amarelas.

1 - Corrida de 2013
Tempo de duração: 2:40.03
Média de Velocidade: 301.644km/h

2 - Corrida de 2014
Tempo de duração: 2:20.48
Média de Velocidade: 300.244km/h

3 - Corrida de 1990
Tempo de duração: 2:41.18
Média de Velocidade: 299.307km/h

4 - Corrida de 1991
Tempo de duração: 2:50.00
Média de Velocidade: 283.984km/h

5 - Corrida de 1986
Tempo de duração: 2:55.43
Média de Velocidade: 274.750km/h

Durante o mês de maio, quando for possível, falarei da vasta história das 500 Milhas. Abraço a todos e marquem na agenda: 24/05 = o maior espetáculo das corridas de velocidade extrema!!!

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