domingo, 14 de junho de 2015

A "dobradinha" da CFH no emocionante GP de Toronto


O SEGUNDO TRIUNFO A GENTE NUNCA ESQUECE - E Newgarden demorará a esquecer o quanto mereceu sua primeira vitória em pistas de rua. Não foi uma conquista construída a partir de acasos e big ones ao longo de 85 voltas no sinuoso traçado canadense. Pelo contrário, ao todo as bandeiras amarelas quase inexistiram durante a corrida e quando surgiram foram pelas razões costumeiras, o que dá mais méritos para o feito de uma equipe pequena que passou o mês de maio frustrada com acidentes e os péssimos resultados nas 500 Milhas e que teve no oval do Texas seu pior resultado no ano. Toronto foi então a glorificação surreal para o time de Sarah e Ed. 


Outro destaque, companheiro de Newgarden nos mistos e pistas de rua, foi o italiano Luca Filippi e seu belíssimo carro verde da Fuzzy´s com detalhes dourados. Luca esteve competitivo desde os treinos em Toronto e, durante a corrida, apenas confirmou suas potencialidades nas pistas de rua; sem dúvida é esse o tipo de traçado mais compatível com as habilidades atuais de Filippi. 

Resta agora para o italiano que o bom resultado em Toronto sirva para facilitar a renovação de contrato com a CFH e, quem sabe, arranjar o financiamento necessário para bancar um terceiro carro e correr nos ovais começando assim o desenvolvimento das suas habilidades nesse tipo de traçado. Nesse aspecto, a Indy é única entre as categorias de monopostos do mundo, devido a presença de diversos ovais no calendário e a dificuldade que é se adaptar a eles dentro da competitiva dinâmica que tais corridas tem. É por isso que os ovais são a alma da categoria, por isso que eles precisam aumentar no calendário com o passar dos anos. Sem o desafio dos ovais a Indy seria hoje uma "Fórmula 1 americana" mais competitiva que a 'filha rica' da Europa. 


A "dobradinha" da CFH hoje no Canadá não significou apenas que os novos talentos da categoria americana tendem a desabrochar primeiro nos mistos e pistas de rua e só posteriormente, e nem todos, nas pistas ovais. Usando como exemplo as equipes pequenas da F1, para dar uma dimensão melhor do significado da vitória de hoje do time nanico da CFH, seria como se a Marussia tivesse feito primeiro e segundo lugares em Montreal semana passada. Tem noção disso? Financeiramente esse é o abismo que separa o time de Newgarden e Filippi do time do terceiro (Helio/Penske) e quarto (Power/Penske) na prova de hoje. Imagina Marussia fazendo P1 e P2 e deixando a Mercedes de Hamilton e Rosberg comendo poeira? Maravilhoso, mas impossível de acontecer na F1 moderna, convenhamos.


Na Indy não, na Indy o "peixe pequeno bater nos tubarões" pode acontecer e quando acontece é digno de sorrisos e muita satisfação para os fãs desses times 'anões'. A CFH vinha de praticamente dois meses horrorosos após a vitória de Josef no Alabama. A falta de competitividade no oval de Indianapolis e no oval do Texas deixaram Ed Carpenter muito frustrado, assim como o restante do time do carro-cachaça e do #67. Fazer primeiro e segundo lugares em Toronto recompensou de uma maneira que ninguém do time poderia acreditar antes da bandeira verde ser agitada. 


Você que é fã de corridas de rua e não conseguiu assistir a prova ao vivo, espere a Indy lançar no Youtube em sua página oficial a corrida completa e assistam. Como disse Paul Tracy "a melhor corrida em Toronto dos últimos tempos"! Foram muitas trocas de posições, até Rodolfo Gonzales liderou a corrida e mister Dale Coyne apareceu sorridente para falar sobre estratégias do seu piloto. Tivemos Power e Pagenaud batalhando freneticamente volta a volta no começo da corrida não importando o fato de serem companheiros de equipe (jogo de equipe na Indy? hahahahaha). Sato chegou a dar um "chega pra lá" em Helio e foi um dos destaques da Honda ao lado de Rahal, aliás que temporada faz o filho de Bobby levando o #15 a esboçar uma participação na disputa do título. De tirar o chapéu.


Por essas e outras, a prova de Toronto já entra fácil como a melhor prova em pista de rua da temporada, superando a Corrida 2 de Detroit e superando e muito Long Beach e St. Pete. Barber segue liderando como a melhor corrida dos mistos em 2015 e Indianapolis deve levar novamente como a melhor corrida proporcionada nas pistas ovais. Já a disputa pelo título continua acirrada: Montoya permanece na liderança com 374 pontos, Power é o segundo com 347 e Dixon, a víbora neo-zelandesa, em terceiro com 329. Helio vem em quarto com 322 e Rahalzinho fecha o TOP 5 com honrosos 283 pontos guiando um kit Honda!
Hartman-Fisher-Ed Carpenter: os donos da CFH

A próxima etapa será no oval de Fontana, dia 27 do mês de Junho.

"Voos da Morte 3 e a Cúpula da Destruição" vem aí, com os cumprimentos russos de Aleshin!





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