Escrito por Cássio A. M. Maffessoni
A PARTE DA SAGA 2 - Hoje
continuaremos a falar das experiências de Jim Clark nos Estados Unidos, durante suas participações no Campeonato da Indy sancionada pela USAC de Tony Hulman. Foram aventuras
automobilísticas únicas para Clark (e para um piloto com formação europeia) e que passam pelas 500 Milhas de 1966 e 1967, vão até uma
corrida no misto de Riverside e uma sessão de Warm-Up, guiando um
Lotus de F2, na prova japonesa da Indy em Fuji. E como sempre digo,vamos lá!
Indy 500 de 1966, Jim Clark
Com
a vitória nas 500 Milhas de 1965 e a coroação dos carros com motores traseiros, Clark
e a Lotus de Chapman estavam em ''lua de mel'' com o automobilismo americano. Com
essa química rolando, e Jimmy curtindo cada vez mais a cultura automobilística americana, não
deu outra, ambos voltaram em 1966 para tentar o bi-campeonato em Indiana. Além
dele, outros dois britânicos da F1, Graham Hill e Jackie Stewart, se inscreveram na
prova usando chassis diferentes.
Jackie Stewart, no carro #43
Graham Hill no carro #24
Após
um big one monstruoso na largada, o
que se viu foi uma longa batalha pela vitória da prova entre o esquadrão da
Bretanha e o americano Lloyd Ruby. Ao todo, quatorze carros abandonaram a
corrida depois desse ‘engavetamento’ monstruoso na reta principal do IMS. Clark,
Hill e Stewart seguiram ilesos na corrida junto com outros dezenove carangos.
Entretanto, não foi a vez de Jimmy, nem a de Jackie, esse seria o ano que
consagraria Graham Hill e seu currículo invejável de único campeão da Tríplice
Coroa do automobilismo. Clark, como era seu costume em Indianapolis, terminaria
em segundo, marcando mais um TOP 5 pra sua curta carreira em Indianapolis.
Big One na largada da Indy 500 de 1966, 14 carros danificados
Melhores momentos das 500 Milhas de 1966
Ainda
em 1966, em uma visita ao Japão, no qual foi recebido de Rolls-Royce pelo então
chefe de Estado da época, Clark foi convidado para dar umas voltas na recém
inaugurada pista de Fuji. Primeiramente deu algumas voltas de instalação com um
Jaguar, depois fez uma ''participação especial'' com
um Lotus de F2, dando uma volta de aquecimento, terminando assim sua
participação na USAC no ano de 1966.
Jim voltaria para
disputar as 500 Milhas com a Lotus (que também tinha inscrito Graham Hill o vencedor
da edição de 1966) em 1967. Só que dessa vez, Clark teve dificuldades para
classificar o carro, falhando em duas tentativas (com os
carros #30 e #81) e conseguindo somente na terceira com o carro #31, ficando na 16°
colocação no grid de largada. Já na corrida o escocês voador original abandonou com problemas mecânicos. Hill não teve tanta sorte, como seu companheiro de Lotus, e abandonou também com problemas mecânicos.
Melhores momentos das 500 Milhas de 1967
Vale a pena assistir, só mitos!
Jimmy, ainda em 1967, quis participar de mais um evento da USAC e se inscreveu então para uma prova no clássico circuito misto de Riverside, só que dessa vez sem a companhia
da Lotus, correndo em um chassis Vollstedt com motor Ford da equipe Sperex. Na corrida, largou em
segundo, mostrando toda sua capacidade adaptativa de gênio dos carros, mas acabou abandonando por problemas mecânicos na volta 25.
Melhores momentos da corrida da Indy em Riverside, 1967
(a partir dos 3min10segs)
Clark
ainda seria inscrito pela Lotus na Indy 500 de 1968, só que o destino foi cruel
com ele, em um acidente fatal na etapa de Hockenheim na Alemanha de Formula 2
um mês antes das 500 Milhas, morria um dos maiores gênios do automobilismo
mundial e pôs-se fim à sua curta saga nos Estados Unidos. Até hoje o carro
Lotus de 1965, verde e com faixa amarela, é considerado um dos mais icônicos da
categoria americana!
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