segunda-feira, 22 de junho de 2015

Montoya "Jones" e a Mitológica Cruzada


PARA POUCOS, PARA LOUCOS - "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal" é a frase de Raul que pra mim define a carreira de Juan Pablo. O que ele tem hoje como "carreira de piloto" só poderá ser encontrado nos resultados dos Supremos Pilotos do automobilismo como Clark, Hill, Foyt, Unser Sr. e Mario Andretti. Você tem noção desse fato?

Mas por que diabos Clark, Hill, Foyt, Unser Sr. e Mario são os elementos principais que compõem o panteão dos deuses supremos do automobilismo? Porque suas carreiras não ficaram limitadas a uma só categoria, porque os desafios mais perigosos moviam suas carreiras, porque a ambição deles era sempre conquistar mais glórias, fosse em um roda-aberta de Indianapolis ou um roda-aberta europeu ou um protótipo ou um carro de turismo. Para os Supremos Pilotos do automobilismo o céu seguro e límpido não era o limite! 

Clark teve entre todos a carreira mais curta e, consequentemente, menos gloriosa. É muito injusto dizer que Clark foi entre os Supremos Pilotos o menor em realizações gloriosas, mas ele foi. Porém, seus grandes resultados em quatro anos seguidos nas batalhas suicidas de Indianapolis dos anos 60, sua boa adaptação aos traçados ovais de Trenton e de Milwaukee, além da bela participação no misto de Riverside em 1967, deixou explícito para qualquer analista histórico que Clark teria carreira longa e gloriosa do outro lado do Atlântico caso quisesse isso, evidentemente. 

A F1 era sua prioridade, mas nem tanto como ele mesmo provou com as participações na Indy. Jim também guiou em uma corrida da Nascar, contudo não teve tempo suficiente para participar de mais eventos da Stock Car americana como fez com a Indy. Mesmo assim deixou uma marca inatingível até os dias atuais na sua carreira de Supremo Piloto: vencer uma 500 Milhas de Indianapolis e o Campeonato Mundial de F1 no mesmo ano (1965). Outros pilotos, incluindo Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e Jacques Villeneuve também venceram o título da F1 e as 500 Milhas, entretanto, jamais no mesmo ano. Só Jim Clark fez isso e pelo jeito ninguém mais será capaz de fazer por muitos e muitos anos. Montoya, por exemplo, nunca igualará esse feito de Clark.

Na Europa, Jim Clark participou de 3 edições das 24 Horas de Le Mans (1959, 1960 e 1961). Na prova de 1960, guiando um Aston Martin DBR1, ele marcou seu melhor resultado: um terceiro lugar no geral, ao lado do piloto Roy Salvatori. Na F1, categoria onde fez 72 corridas, Clark marcou 33 poles e 25 vitórias, além de 3 títulos Mundiais. Números invejáveis para um piloto que nem chegou a 100 corridas na sua carreira de piloto da F1. Clark morreu em 1968 disputando uma "inútil" corrida de F2 em Hockenheim, tragicamente antes da chegada dos anos 70, década onde provavelmente ele reinaria nos quatro cantos do mundo das quatro rodas. O piloto escocês também conquistou 4 títulos da Tasman Series, uma espécie de Fórmula 1 da Oceania. 

Continuando na Europa, chegamos a um dos maiorais entre os Supremos Pilotos do automobilismo: Graham Hill! O piloto inglês nascido em Hampstead, Londres, é o único piloto do mundo a ter conseguido vencer os três desafios mais antigos do automobilismo: 500 Milhas de Indianapolis (1966), 24 Horas de Le Mans (1972) e Mônaco (1963, 1964, 1965, 1968 e 1969). Essas são as três corridas mais antigas do mundo em questão de continuidade e de fato é o mais complexo desafio para qualquer piloto conseguir estampar na sua carreira. 

Devido a questões de logística e de contratos de exclusividade com essa ou aquela categoria é praticamente impossível de algum piloto conseguir alcançar esse tipo de glória no nosso presente. Graham foi o único até hoje a conquistar o feito... Mas uma lenda ainda viva na Indy pode chegar a essa "mitagem" máxima, podendo atingir a mesma marca de Hill num futuro próximo. Montoya hoje é quem tem a chance mais próxima da carreira faltando as 24 Horas de Le Mans para fechar a coroa; Mônaco (2003) e Indianapolis (2000 e 2015) já estão em casa.

Parnelli Jones - Graham Hill - Jim Clark

Outra lenda do Panteão é Mario Andretti. O glorioso piloto ítalo-croata-americano é um dos únicos pilotos do mundo a vencer corridas em diversas categorias de monopostos e carros esportivos, outros dois pilotos são Dan Gurney e Montoya. Andretti, além de 4 títulos na Indy ainda possui as 500 Milhas de Indianapolis de 1969. Ele também venceu a corrida mais famosa da Nascar, a Daytona 500. Mario foi o único piloto capaz de vencer o Campeonato de F1 (1978), o Campeonato de Indy (em duas sanções distintas, 1 pela CART [1984] e 3 pela USAC [1965, 1966 e 1969]), a Daytona 500 (1967) e as 6 Horas de Daytona (1972). Faltou Le Mans pro Andretti e também Mônaco. Diante de Mario, Montoya leva a vantagem por ter duas 500 milhas de Indianapolis, mas fica na desvantagem quando Mario exibe sua Daytona 500. Montoya venceu 2 corridas na Nascar, mas nenhuma delas em ovais, menos ainda num oval como Daytona. Em relação a corridas de longa duração, Montoya e Mario carregam vitórias em Daytona, um no formato 6 horas e o outro no formato atual de 24 horas. Le Mans é o que faltou para Andretti e Montoya pode ter ainda, mas o título da F1 é o que Mario tem e Montoya nunca terá.

Foyt de bicicleta e Mario Andretti

Agora, focando mais na América dos ovais ultravelozes, falaremos de uma lenda chamada Al Unser Sr., representante maior de um dos clãs mais conhecidos das pistas americanas, "os Unsers"! O piloto de Albuquerque tem um currículo invejável de vitórias dentro da Indycar, tanto a sancionada pela USAC quanto a que a CART tomou conta. E, além disso, Al Unser possui dois recordes muito significativos nos carros de Indy: além de conquistar 39 vitórias, Al Unser é o único piloto a ter conquistado a Tríplice Coroa das 500 Milhas num mesmo ano, em 1978, quando venceu as 500 Milhas de Indianapolis, 500 Milhas de Pocono e 500 Milhas de Ontario. Há outros que conseguiram vencer, porém, em anos diferentes as três 500 Milhas da Tríplice Coroa dos ovais - desde que ela foi criada em 1971: Bobby Unser ganhou Ontário (1974, 76, 79 e 80), Indianapolis (1975 e 81) e Pocono (1980); AJ Foyt conseguiu Pocono (1973, 75, 79 e 81), Ontario (1975) e Indianapolis (1977); Johnny Rutherford levou Indianapolis (1974, 76 e 80), Pocono (1974) e Michigan (1986), e Danny Sullivan que venceu Pocono (1984 e 89), Indianapolis (1985) e Michigan (1988). E pra sacramentar seu lugar no topo dos maiores personagens do automobilismo, Al Unser Sr. tem 4 vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis! 

Montoya começará semana que vem sua tentativa número 1 para vencer a segunda corrida da Tríplice Coroa desse ano, e caso vença Fontana Montoya já igualará o feito de Bobby Unser, Rutherford, Foyt e Sullivan, pois ano passado Juan Pablo conseguiu vencer as 500 Milhas de Pocono. Com a vitória em Fontana, Montoya já entraria na galeria daqueles que já venceram a Tríplice Coroa em anos diferentes e ao mesmo tempo ficaria a uma vitória de igualar o feito de Al Unser Sr. de 1978. São duas corridas que podem elevar o nome de Montoya entre os maiorais do Panteão do automobilismo. 

Já no fim da galeria dos Supremos Pilotos, deixamos a maior lenda do automobilismo americano, Mister A.J. Foyt. Recordista de vitórias no Campeonato da Indy com 67 triunfos e 53 poles, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1967 ao lado de Dan Gurney, vencedor da Tríplice Coroa das 500 Milhas em anos diferentes, vencedor da maior prova da Nascar, a Daytona 500 de 1972, e o maior campeão das 500 Milhas de Indianapolis com 4 (1961, 1964, 1967 e 1977) conquistas ao lado de Mears e Al Unser Sr. Para Montoya chegar perto de A. J. Foyt ainda parece ser o mais complicado em realização a feitos, porém, se com 3 tentativas nas 500 Milhas o colombiano já tem duas vitórias, não seria de se espantar que ele até consiga igualar as quatro vitórias de A.J. nos próximos 5 anos com o time de Roger. 

Portanto, indyanistas brasileiros, vamos acompanhar de perto a Cruzada de Montoya em busca da carreira perfeita que continuará em Fontana, sábado que vem, dia 27. Serão essas conquistas futuras que poderão colocar Montoya dentro do Panteão dos Supremos Pilotos do automobilismo mundial em todos os tempos!
  


AS CONQUISTAS DE MONTOYA ATÉ AGORA:

- Campeão da CART (1999);
- Vencedor das 500 Milhas de Indianapolis (2000 e 2015);
- Vencedor das 500 Milhas de Pocono (2014);
- Vencedor do GP de Mônaco (2003),
- Vencedor das 24 Horas de Daytona (2007, 2008 e 2013).


AS CONQUISTAS QUE MONTOYA BUSCA:

- 24 Horas de Le Mans;
- 500 Milhas de Fontana;
- 500 Milhas de Pocono;
- Mais duas 500 Milhas de Indianapolis.



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