sexta-feira, 12 de junho de 2015

A noite dos veteranos-vivos no Texas


COMO DIZIA O PROFETA - "Quando o grid da Indy estiver cheio de jovens pilotos promissores, os veteranos reinarão nos ovais". Entra ano, saí ano; começa a temporada, termina a temporada, sempre, o tipo de traçado mais complexo para os novatos brilharem são as pistas ovais. Seja você um talentoso Pagenaud, seja você um confiante Newgarden, na Indy, o complicado para todo piloto em busca de um lugar ao sol é começar se destacar nos ovais e diante de veteranos do calibre de Tony Kanaan, Helio Castroneves, Montoya e Hunter-Reay. 


A figura do veterano na Indy é valorizada porque começa na disputa contra ele o processo de seleção natural que o novato da categoria sofrerá ano após ano, dependendo até onde ele será capaz de levar seu sonho de guiar um Indy e equilibrar as finanças. Se no passado tínhamos pilotos como Al Unser Sr., Rick Mears, Mario Andretti, Tom Sneva, A.J. Foyt, Johnny Rutherford, Michael Andretti, Gordon Johncock, entre outros,  guiando carros velozes por duas, três, até quatro décadas diferentes, hoje temos naturalmente os nossos pilotos veteranos que estão guiando por duas décadas inteiras diante dos nossos olhos. E um detalhe une todos eles: são diferenciados guiando nos ovais!

O novato, como num roteiro escrito por Homero, é aquele que vai apanhar muito da Fortuna ao tentar atravessar os obstáculos que surgem pelo caminho, às vezes apanhará por anos diante da regularidade entediante do veterano prova após prova, título após título. Até que um dia o novato bate o veterano e vai assim acumulando a experiência que o tornará a referência de veterano para as próximas gerações de novatos. 

Lógico que você poderá ganhar respeito vencendo só em mistos, é evidente. Inclusive, temos exemplos atuantes hoje na Indy de veteranos que só são capazes de ser competitivos de fato em circuitos mistos e pistas de rua desde a reunificação. Infelizmente para esses pilotos irregulares (bons em mistos/rua e fracos em ovais) na Indy será campeão o piloto regular, não o piloto mediano, não confundam. Regular na Indy é o piloto que é capaz de vencer em qualquer tipo de traçado e, ao longo do calendário, acumular grande número de TOP 5 e TOP 10. Essa é a fórmula para o título da categoria.

E entre todos os veteranos que a Indy tem, Scott Dixon é o mais glorioso, regular e especial talento do grid da Indy. O "Homem de Gelo" que não se importa com a fama que não tem nos EUA, que não liga se o rotulam de personagem esportivo "desplugado" da geração internet ou de um piloto neozelandês bom em correr o estilo mais radical de corridas de carro nos Estados Unidos. Dixon é só isso, meramente um bom piloto. 

Essa frieza chega a incomodar muita gente, inclusive a mulher do piloto comentou em entrevista já ter pedido para o marido mudar o jeito de levar sua carreira fora do cockpit. Dane-se: para Dixon a questão é uma só - guiar para ser campeão da Indy! Não fosse a tremenda bobagem que Kimball fez com Dixon em Detroit 2, hoje Scott estaria em segundo lugar na tabela, poucos pontos atrás de Montoya, atual líder do campeonato isolado.

Na sua trigésima sétima vitória na Indy, a segunda no oval do Texas, Dixon sacramentou sua força na busca pelo tetracampeonato da Indy e deixou um recado bem explícito para seus concorrentes:



A corrida no Texas em si foi morna para 20% do povo que comenta Indy na net. 79% acharam a prova sonolenta e dispensável. Eu sou o 1% que gostou do começo ao fim, revendo inclusive ela ontem a noite com narração da ESPN Latina. A Honda mais uma vez ficou longe de ameaçar a vitória do motor Chevy que continua imponente com seu esquadrão espetacular de veteranos. Tony Kanaan fez uma corrida excelente e recuperou-se bem nos pontos. Mantendo a regularidade TK pode sim chegar a incomodar os ponteiros e até brigar pelo campeonato. Mas restando sete etapas pro fim do campeonato (uma pista de rua, dois mistos e quatro ovais) creio que a disputa pelo título está mesmo entre Montoya, Power, Dixon e Helio. 

A próxima etapa é em Toronto, Canadá, sem transmissão da Band. E a novidade? hahahahahaha


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