domingo, 3 de maio de 2015

INDY 500 - Meu TOP 5 de favoritos para 2015


ALEA JACTA EST - Usando as forças intuitivas mais aguçadas e delirantes, que adquiri após venda de alma para alguma entidade rica da metafísica, essa semana desvendei as linhas do destino da nonagésima nona edição das 500 Milhas de Indianapolis: quem será o piloto ao qual o sol iluminará no fim da tarde de domingo, dia 24 de maio?

1 - ED CARPENTER

Esse é o meu favorito entre os favoritos. Nos ovais, Carpenter flutua entre os cinco primeiros colocados na maioria das etapas com DW12, particularmente com mais eficácia em Fontana, Texas e Indianapolis. Não costuma ir tão bem no oval curto de Milwaukee, mas mantem certa competitividade no oval curto de Iowa. Se você tem dinheiro e quer fazer uma aposta o piloto mais indicado para o investimento é exatamente Ed. Sem contar que esse ano será o primeiro de Ed junto com o time CFH, reforçado por Josef Newgarden e JR Hildebrand para as 500 milhas. O esquadrão da CFH promete incomodar muito os grandes esquadrões de Andretti, Ganassi e Penske na principal corrida do calendário. Ed é o melhor entre os três nas pistas com curvas só para a esquerda.

2 - HELIO "Spider Man" CASTRONEVES

Após mais um vice-campeonato em 2014, dessa vez diante do companheiro de time Will Power, Helio recomeça muito bem essa temporada 2015 da Indy. O brasileiro chega a Indianapolis como vice-líder do campeonato, dois pontos atrás do colombiano Juan Pablo Montoya. E a química do brasileiro com as 500 Milhas é impressionante. É o piloto do grid atual mais vezes campeão das 500 Milhas com 3 conquistas; está num carro da Penske e usará mais uma vez o número #3 que já venceu 11 vezes as 500 Milhas ao longo de quase um século de corridas. Ano passado a quarta vitória passou por entre os vãos dos dedos de Helio. Esse ano, no auge de sua experiência na categoria mais rápida do automobilismo, talvez o quarto triunfo abrilhante ainda mais a gloriosa carreira de Castroneves na Indy. Helio carrega o recorde de ser o piloto do Brasil que mais venceu em pistas ovais na Indy: 16 vitórias dele contra 14 de Tony Kanaan e 7 de Emerson Fittipaldi. 

3 - TONY KANAAN

Guiando a Ganassi #10, que era do amigo Dario Franchitti, e com o retrospecto muito respeitável em três das últimas cinco 500 Milhas de Indianapolis, Tony é um dos principais nomes entre os favoritos para qualquer corrida em Iowa, Milwaukee, Indiana, Fontana ou Pocono. Falou em piloto bom de oval? Tony Kanaan é um dos grandes pilotos ao lado de Carpenter, Dixon e Helio na Indy. Desde o começo da nova década (sim, minha ideia de década começa em 10 e não em 09, pode estar errado, mas não me importo com isso), TK finalizou fora do TOP 10 apenas duas vezes: décimo primeiro em 2010 e vigésimo quarto em 2014, devido a problemas mecânicos. Nos outros anos TK conquistou quarto em 2011, terceiro em 2012 e glorificou sua carreira em Indianapolis em 2013. Alguém dúvida que o grande TK estará brigando pelo bicampeonato de Indianapolis?

4 - JUAN PABLO MONTOYA

Será só a terceira 500 Milhas de Indianapolis da carreira de Montoya, muito menos do que grande parte dos 33 concorrentes de 2015. Porém, ele é MITOya, o grande campeão que ano passado, em seu retorno para uma corrida de oval em monopostos, marcou um excelente quinto lugar no maior espetáculo das corridas. A primeira participação de Montoya foi em 2000, e mesmo sendo rookie o colombiano destruiu tudo e todos e sagrou-se campeão das 500 Milhas. Só sendo muito cego, surdo e louco para descartar Pablito do quadro de favoritos para se apostar na corrida desse ano. Não importa o chassi, Montoya entra e faz de tudo pela vitória. Ainda mais hoje que ele é líder do campeonato e está diretamente interessado no seu segundo triunfo dentro do Templo da velocidade extrema.


5 - MARCO ANDRETTI

 Loucura? Demência? Não, caros indyanistas, mil vezes não! Isso aqui é apostar no misticismo existente nas 500 Milhas, formado ao longo de décadas; é apostar na curiosa tragédia que acompanha a família Andretti desde que Mario sagrou-se campeão em 1969 e amaldiçoou o nome "Andretti" dentro de todas as 500 Milhas posteriores. Mario tinha tudo para ser bi, tri, tetra e até penta das 500 Milhas. No entanto, a maldição não parou de agir desde o dia seguinte a única glória da família dentro do Templo. Marco é mais um Andretti que anda bem em Indianapolis, costuma classificar nas filas principais, mas é destruído durante o desenrolar da trama da prova. Ano passado Marco assistiu seu companheiro de time bater Helio em um duelo espetacular e ficou apenas com o terceiro lugar. Em 2013 marcou um quarto e outro terceiro em 2010. Isso sem citar o segundo lugar amargo de 2006 para Sam Hornish, no ano de estreia de Marco em Indiana. Porém, um sonho psicodélico me mostrou que 2015 tem tudo para ser o ano do fim da maldição Andretti em Indiana. Eu assustei com a visão, acho muito improvável, Michael tentou por anos sem sucesso e Marco é só o Marco, não vive uma fase boa. Mas... 2015 tem a cara de ser um ano notável de grandes surpresas na Indy, e a quebra da Maldição Andretti tem tudo para ser um desses capítulos excêntricos da categoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário