AUTOR: Cássio Antônio Rodrigues Maffessoni
O ORIGINAL ESCOCÊS VOADOR! - Que Jim Clark foi um dos pilotos
mais versáteis de todos os tempos, que ele andava de tudo que tivesse rodas,
isso a gente já sabe. Mas você certamente não deve saber das experiências dele
nos circuitos ovais americanos nos anos 60, certo? Então que tal nós
pesquisarmos a fundo sobre mais uma faceta de um mito do automobilismo? Vamos lá!
Tudo teve começo quando Colin
Chapman, de olho no milionário prêmio das 500 Milhas de Indianápolis de 1963,
levou o Lotus 25 para testes privados na pista. Foi então que decidiu fazer um
carro especifico para a lendária prova. Por ter motor traseiro, o Lotus 29 era
motivo de chacota para os americanos que achavam que os ingleses jamais teriam
chance de vencer a prova. Ledo engano! Clark com sua clássica Lotus verde com
faixa amarela liderou 27 voltas (estabelecendo um recorde entre os ''rookies'')
e chegou em segundo, mas há quem diga que o vencedor da prova, Parnelli Jones
deveria receber bandeira preta, por ter derramado óleo na pista, mas mesmo
assim foi um cartão de visita dos bons.
Clark e a Lotus (com o americano
Dan Gurney pilotando o outro carro) voltariam para os Estados Unidos para duas
provas em pistas ovais, valendo pelo campeonato da USAC. A primeira foi em
Milwaukee, o oval americano mais antigo em atividade, quando o avassalador Jim
Clark esmagou seus concorrentes desde o começo: fez a pole, maior número de
voltas lideradas e venceu a prova deixando até o terceiro colocado uma volta
pra trás. Só AJ Foyt terminou na mesma volta do escocês; Gurney, seu
companheiro, terminou em terceiro. No excêntrico oval de Trenton, as Lotus
também marcaram presença naquele ano, porém dessa vez não tiveram tanta sorte e
Jim Clark abandonou com problemas mecânicos, assim como seu companheiro, Gurney.
Dan Gurney #93 e Jim Clark #92 em Trenton, 1963
Mordidos pela derrota de 1963,
Chapman novamente inscreveu seu Lotus para a edição de 1964 das 500 Milhas. O
sonho então quase se tornou realidade nesse ano, mas a suspensão do carro de
Clark não suportou as constantes forças centrífugas e quebrou, acabando com as
chances de Jimmi vencer a clássica corrida. Tentando aprender mais sobre ovais,
Clark se inscreveu novamente para prova de Trenton, onde largou em sétimo e
abandonou de novo com problemas mecânicos.
Quebra da suspensão em 1964, 500 Milhas
Melhores momentos da histórica vitória de Jim Clark em Indianapolis
Na parte 2 teremos mais Jim Clark nos monopostos americanos. Aguarde!
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