sexta-feira, 29 de maio de 2015

Jim Clark e sua saga na América (Parte 1)



AUTOR: Cássio Antônio Rodrigues Maffessoni

O ORIGINAL ESCOCÊS VOADOR! - Que Jim Clark foi um dos pilotos mais versáteis de todos os tempos, que ele andava de tudo que tivesse rodas, isso a gente já sabe. Mas você certamente não deve saber das experiências dele nos circuitos ovais americanos nos anos 60, certo? Então que tal nós pesquisarmos a fundo sobre mais uma faceta de um mito do automobilismo? Vamos lá!



Tudo teve começo quando Colin Chapman, de olho no milionário prêmio das 500 Milhas de Indianápolis de 1963, levou o Lotus 25 para testes privados na pista. Foi então que decidiu fazer um carro especifico para a lendária prova. Por ter motor traseiro, o Lotus 29 era motivo de chacota para os americanos que achavam que os ingleses jamais teriam chance de vencer a prova. Ledo engano! Clark com sua clássica Lotus verde com faixa amarela liderou 27 voltas (estabelecendo um recorde entre os ''rookies'') e chegou em segundo, mas há quem diga que o vencedor da prova, Parnelli Jones deveria receber bandeira preta, por ter derramado óleo na pista, mas mesmo assim foi um cartão de visita dos bons.

Largada da prova de Milwaukee, 14 de Agosto de 1963 



Clark e a Lotus (com o americano Dan Gurney pilotando o outro carro) voltariam para os Estados Unidos para duas provas em pistas ovais, valendo pelo campeonato da USAC. A primeira foi em Milwaukee, o oval americano mais antigo em atividade, quando o avassalador Jim Clark esmagou seus concorrentes desde o começo: fez a pole, maior número de voltas lideradas e venceu a prova deixando até o terceiro colocado uma volta pra trás. Só AJ Foyt terminou na mesma volta do escocês; Gurney, seu companheiro, terminou em terceiro. No excêntrico oval de Trenton, as Lotus também marcaram presença naquele ano, porém dessa vez não tiveram tanta sorte e Jim Clark abandonou com problemas mecânicos, assim como seu companheiro, Gurney.
 Dan Gurney #93 e Jim Clark #92 em Trenton, 1963


Mordidos pela derrota de 1963, Chapman novamente inscreveu seu Lotus para a edição de 1964 das 500 Milhas. O sonho então quase se tornou realidade nesse ano, mas a suspensão do carro de Clark não suportou as constantes forças centrífugas e quebrou, acabando com as chances de Jimmi vencer a clássica corrida. Tentando aprender mais sobre ovais, Clark se inscreveu novamente para prova de Trenton, onde largou em sétimo e abandonou de novo com problemas mecânicos.

Quebra da suspensão em 1964, 500 Milhas

 Mas em 1965, finalmente a glória viria para a Lotus e Jimmi, largando então na segunda posição. Clark fez uma prova irretocável, se tornando o primeiro estrangeiro a vencer em Indianápolis desde 1946 quando o inglês de Newcastle, George Robson, venceu as 500 Milhas! A vitória da Lotus foi também a primeira vez que um carro de motor traseiro venceu a Indy 500.

Melhores momentos da histórica vitória de Jim Clark em Indianapolis



Na parte 2 teremos mais Jim Clark nos monopostos americanos. Aguarde!

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